Globo Repórter - 14/08/09 - Linhaça combate o efeito sanfona


Comida é sinônimo de festa: macarronada, doces, churrasco com os amigos. Nesse ritmo, nosso corpo muda de forma. É o efeito sanfona. Há quem pense que essa é uma preocupação só das mulheres. Errado. Os homens também sofrem. Afinal, a maioria dos brasileiros está com excesso de peso. Não adianta esconder.

"O efeito sanfona é observado quando a pessoa realiza dietas da moda. São dietas muito restritivas, que promovem uma perda de peso rápida. Mas a manutenção desse peso adquirido não ocorre", diz a professora de nutrição Glorimar Rosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pesquisa:
Contra os males do excesso de peso, mulheres unidas. De um lado, aquelas que estão cansadas do engorda e emagrece. Do outro, as nutricionistas da UFRJ. Juntas, estão testando os efeitos da linhaça no combate à obesidade.

"Cada participante da pesquisa recebe um plano alimentar individualizado, que ela deve seguir durante três meses. Fazemos consultas quinzenais, quando elas recebem os suplementos alimentares", explica Glorimar Rosa.

É neste momento que entra a linhaça. São três tipos. "A linhaça dourada apresenta uma maior quantidade de ômega-3 e ômega-6 em comparação com a linhaça marrom integral e a linhaça marrom desengordurada. Ela tem mais gorduras poliinsaturadas, que são benéficas, protetoras do nosso coração", esclarece Glorimar Rosa.

Parte desse grupo recebe óleo de peixe misturado com doce de morango sem açúcar, que também é rico em ômega-3 e 6.

"São três colheres medidas todos os dias, no café da manhã. Vocês podem passar na torrada ou no biscoito", orienta a professora de nutrição Sofia Kimi Uehara, da UFRJ.

"Com geléia de morango enriquecida com óleo de peixe, vemos exclusivamente o efeito do óleo de peixe nos fatores de risco cardiovasculares", diz Glorimar Rosa.

Alguns Depoimentos:
"Para mim, a linhaça foi o início de uma vida saudável", diz a enfermeira Fatima Camello.
"Graças à dieta e à linhaça. Sem sombra de dúvida, a redução na ingestão de calorias contribuiu de forma importante para a redução de medidas e no peso corporal. Mas a linhaça contribuiu de forma bastante importante no controle da compulsão alimentar, reduzindo a sensação de fome", explica Glorimar Rosa.
A vendedora autônoma Dionar Rodrigues da Silva começou a dieta junto comigo e gostou dos resultados. "Eu tinha cem centímetros de cintura e hoje estou com 89. Não é igual aos regimes malucos que eu comecei a fazer e davam resultado, mas era momentâneo. Em pouco tempo eu fiz a dieta e agora estou vendo o resultado. É um reloginho: todo dia tenho que tomar linhaça. É ótimo", diz. É um adeus ao efeito sanfona.

43 comentários:

Renata disse...

Bom dia, adorei a matéria sobre a linhaça. Já comprei e comecei a tomar todos os dias no café da manhã. Só estou com uma dúvida, a medida que você fala, qual é? 3 medidas de colher de café, de sobremesa ou de sopa?

Atenciosamente

Renata Ventura

18/8/09
Kilza Miranda disse...

Renata, seja bem-vinda ao site!
Poderá usar 1 colher de sobremesa da linhaça dourada, 3 x ao dia (café, almoço, lanche da tarde ou jantar). Use-a em sucos, frutas, salada de frutas, vitaminas, iogurte, feijão, arroz, saladas, de acordo com sua preferência!

Abraços e sucessos!

18/8/09
tatiana disse...

Olá! Meu nome é Tatiana (SP)....um pouco antes da reportagem do globo reporter eu já estava consumindo "farinha de linhaça" (marron) duas colheres de sopa pela manhã no iogurte ou suco. Isso ajuda a eliminar gordura? estou utilizando esse tipo de linhaça da maneira correta?
Agradeço atenção!
Beijos

18/8/09
Kilza Miranda disse...

Oi Tatiana, a linhaça é excelente para o processo de emagrecimento, de preferência use a linhaça dourada (se encontrar a orgânica, melhor ainda, pois não contém adição de agrotóxicos). Use 1 colher de sobremesa 3 x ao dia (café, almoço, lanche da tarde ou jantar), em sucos, vitaminas, frutas, iogurte, salada de frutas, feijão, conforme sua preferência. Mas, é importante ingerir líquidos, principalmente a água. E se possível, faça uma avaliação com um Educador Físico para iniciar atividades físicas!

Abraços e muitos sucessos!

18/8/09
Anônimo disse...

ola, meu nome e JOANETTE e estou com uma duvida... a mistura com as tres linhacas eu devo consumir qtas vezes ao dia para emagrecer? uso o oleo de peixe ao mesmo tempo ou tenho q optar por um ou outro? aquela medida do copinho de cafe e o suficiente? onde encontrar a linhaça desengordurada? obrigada pela atençao!

19/8/09
maria conceição disse...

Oi meu nome é conceição
Gostaria de saber se a linhaça deve ser ingerida triturada ou inteira.
Estuou muito animada a iniciar o tratamento.Beijinhos

19/8/09
Kilza Miranda disse...

Boa tarde Joanette, use a farinha de linhaça dourada, 1 colher de sobremesa, 3 x ao dia (café, almoço e lanche da tarde), em sucos, iogurte, vitaminas, feijão...Dê preferência a linhaça orgânica, sem adição de agrotóxicos. Atualmente existem várias marcas com qualidade, procure em lojas de produtos naturais da sua região. Na sua alimentação diária inclua também: peixes (1xsem), azeite extra-virgem, verduras, frutas, pão e arroz integrais. E lembre-se da ingestão da água!

Abraços!

19/8/09
Kilza Miranda disse...

Olá Conceição, use a linhaça em forma de farinha (triturada), além de oferecer todos os benefícios, é mais fácil a aceitação!

19/8/09
Anônimo disse...

Olá meu nome é Edinalva, fiquei muito empolgada com a reportagem sobre a linhaça,ja tentei varias dietas e não consigo emagrecer pois sou muito anciosa recentemente tomei remedios que me fizeram muito mal, agora vou tentar com a linhaça, a minha duvida é se posso tomar a linhaça comum, se ela mesmo demorando mais tempo da resultados tambem, porque onde eu moro não estou encontrando a linhaça dourada, aguardo sua resposta . abraços! Edinalva

20/8/09
Kilza Miranda disse...

Olá Edinalva a linhaça comum também pode ser usada e irá usufruir de vários benefícios.
Mas caso deseja adquirir a linhaça dourada, na internet existem lojas de produtos naturais que fazem entregam em sua residência.

Abraços!

20/8/09
Anônimo disse...

Olá meu nome é Adriana, gostaria de saber se vocês divulgaram o plano alimentar e onde consigo um para seguir.

20/8/09
Anônimo disse...

oi, meu nome é Danielle, e eu gostaria de saber onde encontrar o óleo de peixe, saber a medida e quantas vezes ela deve ser uilizada? a linhaça e o óleo tem de estar associados para um bom funcionamento da dieta? desde já agradeço pela atenção ansiosa pela resposta!

20/8/09
Simone Benazzi disse...

Olá! Adorei a matéria que assisti no Globo Repórter sobre a linhaça, mas não entendi uma coisa: como a repósrter emagreceu cerca de 3 quilos em um mês? Foi apneas ingerindo a medida de um copinho de café por dia? O restante do dia ela comeu como sempre ou fez uma dieta? Se for ditea, vc poderia me indicar por favor?

20/8/09
Claudia "dinha" disse...

Adorei o que li sobre a linhaça e já comecei a fazer uso para emagrecer só preciso de uma dieta que me ajude a obter melhor o resultado.

20/8/09
Anônimo disse...

Olá meu nome é luisa! adorei muito a matéria sobre a linhaça! gostaria de saber se a mediada da linhaça marron é a mesma da linhaça dourada? porque so encontro a dourada e fasso farinha dela!
abraços

20/8/09
Kilza Miranda disse...

Bom dia Luisa, a medida seria a mesma para as duas linhaças! Grande abraço! Tenha um ótimo final de semana!

21/8/09
Kilza Miranda disse...

Olá Cláudia (dinha) a linhaça irá auxiliar o emagrecimento, mas realmente é necessário ter um acompanhamento nutricional específico. Atualmente faço atendimento em todo o Vale do Aço em MG, onde reside?
Caso seja em outro estado, procure um(a) nutricionista de sua região para acompanhá-la, com certeza os resultados serão excelentes!
Abraços e sucessos!

21/8/09
Anônimo disse...

olá meu nome é Danielle.gostaria de saber se posso fazer a dieta da linhaça e tomar tambem o chá branco?

21/8/09
Kilza Miranda disse...

Ei Danielle pode sim. Não esqueça da água e se possível faça uma avaliação com Educador Físico para iniciar uma academia ou caminhadas. Sucessos!

22/8/09
Kilza Miranda disse...

Ei Simone, além da ingestão da linhaça, os participantes da pesquisa fizeram um Plano Alimentar Individual preescrito por nutricionista por 3 meses.
Também é preciso mudanças nos hábitos alimentares, no estilo de vida!
Procure uma nutricionista de sua região para seguir um Plano Alimentar!

Abraços e sucessos!

23/8/09
Kilza Miranda disse...

Boa tarde Danielle, o oleo de peixe e a linhaça são ricos em ômega 3 e 6. Faça uso da linhaça dourada, 1 col. de sobremesa 3 x ao dia, e também use peixes (1 a 2 x semana). Procure ingerir água, frutas, verduras, alimentos integrais. E se possível faça uma avaliação com Educador Físico para iniciar uma atividade física. Seu organismo agradece!

Abraços e sucessos!!

23/8/09
Kilza Miranda disse...

Ei Adriana, cada pessoa tem um Plano Alimentar específico preescrito por nutricionista, de acordo com suas medidas (circunferências, dobras cutâneas, peso, altura), horários, preferências, aversões, sistema gastrointestinal...
Procure um profissional de nutrição de sua região para seguir um Plano Alimentar Individual!

Abraços e ótima semana!

23/8/09
♥ Lucy Sem Fronteiras ♥ disse...

Olá Kilza, boa tarde!

Eu já consumo a linhaça há um bom tempo e realmente os seus benefícios são ótimos! Eu tenho uma dúvida: gostaria de saber como preparar a tal GELÉIA de morango e óleo de peixe que mencionam no vídeo e saber ao certo os ingredientes e sua medida.
Fiz uma busca na net, mas não encontrei nada mais informativo a respeito. Será que você poderia me ajudar? tem alguma sugestão?
Quais seriam ao certo os ingredientes desta geléia?

Muito obrigada desde já,

Paz, Luz e sucessos a ti

Lucy ♥

24/9/09
Kilza Miranda disse...

Ei Lucy seja bem-vinda!

Realmente não foi mencionada a receita da geléia e do óleo.
Mas no blog www.saudeereceitas.blogspot tem uma receita de geléia de morango.
Já o óleo de peixe irá encontrar em lojas de produtos naturais.

Um grande abraços e sucessos!!

25/9/09
Paula disse...

Gostaria de saber quem amamenta pode fazer o uso da linaça.

26/10/09
Kilza Miranda disse...

Olá Paula pode usar a linhaça durante a amamentação, será importante para o desenvolvimento cerebral e inteligência do seu bebê. Só não exagerar, use 2 colheres de sopa ao dia. Abraços!

26/10/09
GIANE disse...

ADOREI O SITE... PODERIA ME INFORMAR SE TEM ALGUM EFEITO RUIM A LINHAÇA COMPRADA JÁ MOIDA NAS LOJAS ESPECIALIZADAS, POIS NÕ CONSEGO TOMAR COM REGULARIDADE TENDO QUE TRITURAR TODOS OS DIAS?

QUANTO TEMPO ELA PODE SER CONSERVADA TRITUTADA?

OBRIGADA. FIQUE COM DEUS!

GIANE

28/10/09
Kilza Miranda disse...

Olá Giane boa noite!
Se comprar a semente de linhaça, é importante triturá-la para usufruir de todos os seus nutrientes. Porém, após a trituração ela deve ser armazenada em pote escuro e bem fechado no refrigerador por até 3 dias. Uma outra opção poderá germinar as sementes e usar em sucos!

Que Deus lhe abençõe!

28/10/09
Anônimo disse...

A reportagem sobre a linhaça é maravilhosa! Gostaria de saber se posso triturar a linhaça na hora em que estiver preparando o suco no liquidificador tudo junto?
Jane Meire

1/11/09
Kilza Miranda disse...

Olá Jane bom dia, poderá bater tudo junto, a linhaça e a fruta. É importante a trituração para liberar os nutrientes!

Abraços e sucessos!!
Bom feriado!

2/11/09
hejane disse...

boa noite kilza miranda meu nome e hejane eu vi a reportagem sobre a linhaça como devo consumir ela para me emagrecer ja fiz de tudo eu emagreço depois volta tudo de novo nao aguento mais me ajuda por favor obrigada e boa noite

9/11/09
Anônimo disse...

Olá meu nome é Kamilla...
ganhei bebe a 4 meses e ainda nao consegui perder meu peso desejado,mesmo fazendo academia.Gostaria de saber se mesmo amamentando devo consumir linhaça e se prejuca meu bebe? Se poder como posso estar consumindo a linhaça por dia?

18/11/09
Kilza Miranda disse...

Ei Kamilla bom dia!

Mesmo amamentando pode fazer o uso da linhaça, irá beneficiar o seu bebê no desenvolvimento do sistema nervoso, inteligência...
Dê preferência a linhaça orgânica. Use até 3 colheres de sobremesa ao dia.
Abraços e Sucessos!

20/11/09
minha vida inteira com a minha familia disse...

Olá,
Gostaria de saber se pode comer a linhaça triturada no liquidificador, umas 2 colheres por dia, mas me preocupa o fato de eu estar amamentando e meu bebe está com 3 meses ele pode sofrer alguma consequencia se caso eu ingerir esta quantidade?

12/12/09
Kilza Miranda disse...

Bom dia, seja bem-vinda!
Poderá fazer uso da linhaça triturada, mesmo amamentando. Use até 3 colheres de sobremesa ao dia!

Abraços e parabéns pelo bebê!

14/12/09
Revista Mais Negócios disse...

Estou usando a linhaça a quase 1 mês e ja perdi 2kg é maravilhoso, pois não é uma dieta muito puxada.Mas gostaria de saber se a linhaça comprada ja moida no supermercado tem o mesmo esfeito da semente?
Obrigada!

11/2/10
Revista Mais Negócios disse...

A linhaça compra ja moida tem o mesmo efeito da semente triturada em casa?

11/2/10
Kilza Miranda disse...

Sim, tanto a farinha protna e a semente tem os mesmos benefícios. Portanto, tome os cuidados abaixo:

Quando a semente da linhaça é moída ou triturada os benefícios são maiores, devido a casca da semente ser dura, a digestão fica comprometida, diminuindo a absorção dos nutrientes. Porém, é ideal que após moída a semente fique sob refrigeração e longe da luz, para evitar a oxidação das gorduras. A mesma dica vale para a farinha já pronta.
E não ultrapasse 2 colheres de sopa ao dia.

Abraços!

11/2/10
Anônimo disse...

É VERDADE, QUANDO SE ESTA CONSUMINDO A LINHAÇA OU A RAÇÃO HUMANA SE NÃO INGERIR BASTANTE ÁGUA, FAZ EFEITO CONTRÁRIO AO INVÉS DE EMAGRECER ENGORDA?

24/3/10
bia disse...

olá, comprei a farinha linhaça dourada desengordurada, mas li em algumas matérias q ela não tem os mesmos benefícios q a dourada comum,qual a diferença entre elas, comprei achando q iria ser melhor para minha dieta por ser desengordurada,me auxilie por favor!!!beijão

28/4/10
Kilza Miranda disse...

Olá Bia,

os 3 textos do site www.docelimao.com.br explica bem sobre a linhaça:

http://www.docelimao.com.br/site/linhaca/215-perguntas-sobre-a-linhaca-i-.html

http://www.docelimao.com.br/site/linhaca/216-perguntas-sobre-a-linhaca-ii-.html

http://www.docelimao.com.br/boletins/boletim_dezembro09.html

Abraços e boa semana!

3/5/10
Adriane disse...

Oi, eu sou Adriane. Gostaria de saber se eu posso usar a linhaça, porque estou amamentando um bebê de quatro meses? Grato pela resposta desde já, beijos.

2/1/11
Dicas de Nutrição.com disse...

Boa tarde Adriane, agradecemos sua visita.
Pode usar a linhaça - farinha ou sementes, até 2 colheres de sopa ao dia.

Abraços e feliz 2011!

2/1/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO