Pular para o conteúdo principal

Leite de Grãos e Sementes


Excelente notícia para os intolerantes à lactose (açúcar do leite) e para quem quer diminuir o consumo do leite animal.


Você pode obter um leite nutritivo e gostoso a partir de grãos e sementes que são ótimos para sua saúde!

O leite de sementes contém fibras, não tem colesterol, tem um melhor perfil de gorduras saudáveis e são antioxidantes.

Atenção:
Os leites feitos com grãos e sementes não contém o mesmo teor de cálcio do leite de vaca, então deve complementar a alimentação com fontes ricas em cálcio: vegetais verde-escuros (brócolis, couve, taioba..), além de feijões, soja, frutas secas, castanhas.


Uma dieta equilibrada e adequada para uma vida saudável.

LEITE DE CASTANHA DE CAJU


Modo de Preparo: 1 copo de castanhas para 3 a 4 de água. Bata no liquidificador, coe bem e obtenha 4 copos.


Benefícios: Proteger os vasos sangüíneos, permitindo que toda a circulação do sangue flua melhor. Fornece proteínas e também diminui o colesterol.

LEITE DE LINHACA


Modo de Preparo: 1 copo de linhaça para 4 copos de água. Bater no liquidificaro e coe 3 vezes em peneira fina. Rende 3 copos.

Benefícios: Fortalecem a imunidade, pois são alimentos que apresentam substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui os triglicerídeos, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem nada melhor!

LEITE DE ARROZ INTEGRAL


Modo de Preparo: Deixe de molho por 8 a 10hs 2 copos cheios de arroz integral. Leve-o ao fogo com o dobro d’água. (2 copos de arroz integral para 4 copos de água).


O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão. Ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata no liquidificador e coe várias vezes.

2 copos de arroz rende ½ litro.
Benefícios: Poderoso desintoxicante. Ele descansa os órgãos do corpo. Têm proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação de proteínas e carboidratos em energia.

LEITE DE AMENDOIM


Modo de Preparo: O amendoim utilizado deve ser sem sal e sem casca. Deixe de molho um copo de grãos. Após mais ou menos 8hs, bata-os no liquidificador com 3 a 4 copos de água filtrada ou mineral. Coe cerca de 5 vezes para obter 4 copos de leite puro. O amendoim é o leite que mais deixa resíduo.


Benefícios: Protege o organismo da ação dos radicais livres e possui grande quantidade de proteínas.

LEITE DE NOZES


Modo de Preparo: 1 copo de nozes batidas com 2 copos d’água, sempre mineral ou filtrada rende de 3 a 4 copos de leite.

Benefícios: Favorecem o sistema respiratório. Sua gordura é facilmente metabolizada pelo organismo enquanto seu aspecto enrugado lembra o cérebro humano, e não é por acaso, pois elas tonificam o sistema nervoso.

LEITE DE QUINUA


Modo de Preparo: Coloque de molho por 8hs 1 copo de quinua em grãos. A seguir, bata no liquidificador com 3 copos de água filtrada e coe por 3 vezes. Rende ½ litro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes