Flatulência | Como evitar através da alimentação

Mais conhecidos como gases intestinais, a formação de flatus ou “puns” é o acúmulo de gases produzidos nos intestinos em decorrência da fermentação dos alimentos. E não adianta fazer cara de que isso não acontece com você, porque do bebê ao idoso, uns mais outros menos, independente do estilo de vida e dos hábitos alimentares, todo mundo tem gases! Portanto, constrangimento de lado, vamos conhecer um pouquinho sobre o assunto.

Produzidos principalmente pela fermentação de certos alimentos, ingestão de bebidas gaseificadas ou muito quentes, e pela saliva engolida, os gases provocam distensão e dores abdominais, que além de desconforto, podem até levar o individuo a problemas de sociabilidade.

Colite, prisão de ventre e a má digestão são algumas das doenças do trato gastrointestinal que propiciam maior produção de gases; porém o sedentarismo e a ansiedade agravam ainda mais o quadro. O ser humano elimina cerca de 1,5 litros de gases diariamente, divididos de 10 a 20 flatus, que podem ser ruidosos ou não, uns inodoros, e outros infelizmente não. E mais, o enxofre é o grande vilão da situação, ocupando apenas 1% da composição de gases, ele é o responsável pelo cheiro ruim dos flatus.

Algumas dicas para prevenir:

• ingerir alimentos ricos em fibras (pão e torrada integrais, aveia, granola, linhaça, frutas, verduras);
• equilibrar a dieta, evitando alimentos como feijão, batata, repolho, ovo, couve-flor, brócolis, milho, leite, cebola, pão branco, refrigerantes;
• beba bastante água;
• faca exercícios físicos, pois estimula o funcionamento intestinal;
• reduza o estresse.

1 comentários:

~*Rebeca e Jota Cê *~ disse...

Queridos amigos,

É com aquele SORRRISO ENORME que viemos dar as boas novas. O Néctar da Flor ganhou o 1 lugar na Gazetas dos Blogueiros. Não teríamos chegado a essa colocação se não fosse o apoio e a consideração de todos. Queremos dizer que o troféu não é nosso, o número 1 faz parte de uma família que construímos nessa blogosfera. Então, meus amigos, somos o número exato pra multiplicação exata de carinho.

Beijos jogados no ar, SEMPRE!

-

3/12/09

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO