Vitaminas



As vitaminas desempenham um papel fundamental na manutenção de nossa saúde. A médica Dra. J. D. Decuypere se baseia em dados fornecidos pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para disponibilizar uma lista com informações sobre as principais vitaminas e alguns dos alimentos que podem ser encontrados.

Vitamina A
Ajuda na reprodução celular. Ela também estimula o sistema imunológico e é necessária para a formação de alguns hormônios. Ajuda na manutenção da saúde dos olhos e promove o crescimento dos ossos, bem como o desenvolvimento dos dentes. Além disso, mantém a saúde da pele e dos cabelos.
A carência da vitamina A determina redução do crescimento, fotofobia, redução da capacidade visual (principalmente noturna), cegueira, distúrbios glandulares variados e problemas hepáticos.
Onde encontrar:
A maioria das frutas contem a vitamina A, mas as que estão em maior quantidade são: tomate, melão, kiwi, pêssego, laranja, abacate. Batata-doce, cenoura, espinafre, brócolis, feijão, aspargos, pistache, semente de abóbora e amêndoas.

B1 (tiamina)
É importante para a produção de energia. Ajuda as células do corpo a transformar os carboidratos em energia. Também é essencial para o funcionamento do coração, dos músculos e do sistema nervoso.
A falta de vitamina B1 pode causar fadiga e cansaço.
Onde encontrar:
Melancia, abacate e ervilha.

B2 (riboflavina)
É importante para o crescimento, reprodução e produção de células. Também ajuda a retirar energia dos carboidratos.
Onde encontrar:
Kiwi e abacate

B3 (niacina)
Dá assistência ao funcionamento do sistema digestivo, da pele e dos nervos. É também importante para a conversão dos alimentos em energia. A deficiência de vitamina B3 produz alterações da pele podendo gerar demências, neurose e perturbações psíquicas.
Onde encontrar:
Pêssego, tomate, banana, melão, melancia, abacate, feijão, batata, cogumelos, milho, brócolis, cenoura, alcachofra, aspargos, batata doce, amendoim, nozes e amêndoas.

B5 (ácido pantotenico)
É essencial para o metabolismo da comida, assim como a formação dos hormônios e do bom colesterol.
Onde encontrar: laranja, banana, abacate, batata, milho, couve-flor, cogumelos, brócolis e cenoura.

B6 (piridoxina)
Fundamental para o sistema imunológico porque estimula a produção de anticorpos. Alem disso, mantem as funções dos nervos e atua na formação de glóbulos vermelhos. Também é necessária para as reações químicas das proteínas. Quanto maior o consumo de proteínas, maior a necessidade de B6.
Consumida em pouca quantidade pode causar náuseas, confusão, irritabilidade e convulsões.
Onde encontrar: banana, melancia, abacate, feijão, batata e cenoura.

B9 (ácido fólico e folato)
Acido fólico e folato são formas da vitamina B9. O folato aparece naturalmente em alimentos frescos, enquanto o acido fólico é a forma sintética encontrada em suplementos. Seu corpo precisa de folato para produzir glóbulos vermelhos e componentes do sistema nervoso. Ele ajuda na formação e criação do DNA e na manutenção das funções cerebrais. O acido fólico é vital para gestantes porque é de extrema importância no desenvolvimento do embrião.
Onde encontrar: Kiwi, tomate, laranja, morango, banana, feijões, vegetais folhosos verde escuro (brócolis, espinafre), levedo de cerveja, milho, cenoura, amendoim, semente de girassol, nozes, pistache, amêndoa, castanha de caju e macadamias.

B12
Assim como as outras vitaminas do complexo B, a B12 é essencial para o metabolismo. Ela ajuda na formação de glóbulos vermelhos e na manutenção do sistema nervoso central. Sua deficiência produz anemias.
Onde encontrar: Única vitamina encontrada em apenas carnes, ovos, leite e derivados.

B17
Segundo o médico Bomtempo estudos recentes apontaram essa vitamina como aliada contra o desenvolvimento de câncer.
Onde encontrar: broto de feijão, cereja, maça e pêssego.

C
É uma das vitaminas mais importantes. Funciona como antioxidante que protege as células dos efeitos do excesso de radicais livres (como poluição, tabagismo e estresse). Estes elementos podem danificar as células e contribuir para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e câncer. Pode ser eficiente contra vírus e ajuda na cicatrização.
Onde encontrar: kiwi, morango, acerola, laranja, melão, melancia, limão, pêssego, maca, uva, alcachofra, aspargos, brócolis, couve-flor, cenoura, milho, pepino, cebola, espinafre, feijão, batata e cogumelo.

D
Ela é vital para o corpo humano, pois promove a absorção de cálcio e magnésio, minerais importantes para a saúde dos dentes e ossos. Única delas produzida pelo organismo quando o corpo é exposto ao sol, a vitamina D também mantem adequados os níveis de cálcio e fósforo no sangue.
Onde encontrar: Tomar de 10 a 15min de sol é suficiente para produzir a quantidade de vitamina D de que o organismo necessita.

E
Assim como a vitamina C, a E funciona como antioxidante. Ela protege os tecidos dos danos causados pela oxidação. É importante na formação de glóbulos vermelhos e previne rugas.
Onde encontrar: banana, maca, amêndoas, kiwi, amendoim, castanha-do-pará, castanha de caju, semente de girassol.

K
Atua na formação sangüínea. Ela regula os níveis de cálcio no sangue e ativa pelo menos 3 proteínas envolvidas na saúde dos ossos. A carência dela produz hemorragias e tendências a defeitos na coagulação do sangue
Onde encontrar: alimentos verdes escuro, como agrião, rúcula e espinafre. Também no avelã, no pinhão, nozes e castanha de caju

Fonte: Revista Vegetarianos


3 comentários:

Amanda Zanqui disse...

Olá, Kilza! Como sempre ótimas dicas de nutrição!! Amo! Tem selinho pra vc lá no meu blog. Beijocas

14/12/09
Luciana Kotaka disse...

Amiga, seu blog está show, o formato, layout, dicas, tudo.Beijocas querida

14/12/09
Kilza Miranda disse...

Ei Lu, a Denny é ótima, muito profissional. Obrigada pela indicação!! Bjus

14/12/09

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO