Matérias | A Importância da Linhaça no Emagrecimento



A semente de linho ou linhaça pertence a família das oleaginosas que, por serem alimentos biogênicos (que geram vida), merecem uma atenção especial para as pessoas que querem conquistar saúde e qualidade de vida. É conhecido como um alimento funcional, ou seja, além de conter nutrientes, também apresenta substâncias bioativas capazes de prevenir o surgimento de doenças.

É rica em ácido alfa-linolenico (ALA), é um ácido graxo essencial da família dos omêga-3, muito reconhecido pelo equilíbrio hormonal (TPM ou menopausa). Também, é rica em proteína vegetal, fibras como a lignina, pectina e as mucilagens, sais minerais, vitaminas, antioxidantes, enzimas e fito-hormônios.

Mas, como a linhaça atua no emagrecimento?




A linhaça absorve água e forma um gel que retarda o esvaziamento do estômago, fazendo aumentar a saciedade e, dessa forma, reduzir o apetite e controlar a compulsão alimentar. Esse mesmo gel aumenta o bolo fecal, auxilia no controle do colesterol e da glicose, regulariza os intestinos.

Lembrando, que só a linhaça não emagrece, ela irá atuar como um coadjuvante no emagrecimento. O primeiro passo é rever os hábitos alimentares e consultar com um nutricionista para fazer uma avaliação nutricional individualizada, onde receberá um plano alimentar com alimentos e quantidades específicas.

Também, é importante não exagerar no consumo da linhaça, pois além de aumentar o valor calórico da refeição, as fibras em excesso diminuem a absorção de alguns minerais.

A recomendação é de até 3 colheres de sobremesa ao dia. Poderá usar com frutas, sucos, iogurtes, saladas, vitaminas, no feijão, no arroz, use sua criatividade!




Se for semente, triture antes do consumo para usufruir de todos os princípios ativos. Após a trituração para não perder os nutrientes guarde a linhaça em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até 3 dias. Já a farinha de linhaça já está pronta para o consumo.




Qual é a melhor: Linhaça dourada ou Marrom?

A linhaça marrom é nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, ao clima quente e úmido, tem casca mais dura e resistente, o que poderá diminuir a biodisponibilidade dos nutrientes. Já a linhaça dourada cresce em climas frios, geralmente é importada do Canadá, tem a casca mais fina e o sabor mais agradável ao paladar.




Alguns estudos mostram que não existe diferença significativa na quantidade de antioxidantes e de nutrientes nos dois tipos de linhaça.




Fonte: Livro A importância da linhaça na saúde – Conceição Trucom – Editora Alaúde, 2006





6 comentários:

Giovana disse...

Eu faço consumo da linhaça e gosto muito!!

Bjs!!

12/1/10
** Li ** disse...

Olá,

Vim retribuir a visita! Adorei este espaço muito interessante para quem "esta na luta", o que te fez chegar ao meu cantinho??
Tem dica para deixar de comer doce ???

Bjos!!!

13/1/10
Ozenilda Amorim disse...

Oi Kilza,
Obrigada por ser minha seguidora, fiquei muito feliz em ver você lá no bloguito.
Gostei muito do seu blog e já estou seguindo. também vou indicá-lo a algumas amigas, pois o conteúdo é muito interessante.
;)

14/1/10
Janete Pinho disse...

Oi Kilza,
Adorei seu blog e todas as informações que vc tem aqui. Eu fiz uma dieta há uns meses atras, com acompanhamento de nutricionista, e sei o quanto é importante uma nutricionista em nossas vidas.
Parabéns pelo blog. Já estou te seguindo.
E obrigada pela visitinha no meu blog. Apareça sempre.
Um abraço,
Janete

14/1/10
Kilza Miranda disse...

Obrigada pelos comentários!
Li cheguei ao seu Blog pela busca no google. Em relação a dica para parar de comer doce, geralmente está acompanhada de ansiedade alimentar, o uso de Florais de Bach, suplementos associados a um Plano Alimentar seria interessante neste caso. Ou até mesmo o profissional de psicologia. Conhece o site www.comportamentomagro.com.br, tem dicas excelentes para ansiedade.

14/1/10
Aninha-imc22 disse...

Olá kilza seu site é um "achado" na blogosfera...amei seu espaço...abço.

14/1/10

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