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Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças


O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:

* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo;
* Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário;
* Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor;
* Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite;
* Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes;
* Acrescente Azeite de Oliva Extra Virgem nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de 1 ano, uma colher de sobremesa nas refeições salgadas e uma colher de sopa para crianças maiores de 1 ano.
* Utilize preparações em forma de purê ou mais pastosas nas refeições. Evite sopas, principalmente excesso de líquidos;
* Ofereça alimentos que a criança prefira e que sejam saudáveis, mas não deixe de apresentar eventualmente aqueles alimentos que ela não gosta, de menor preferência;
* Ofereça de 5 a 7 refeições por dia com intervalos de 2 a 3 horas.

Sugestões para aumentar a oferta calórica e protéica

Tipo de alimento                                     Adicionar para enriquecer

Leite                          Leite em pó, mel, creme de leite, sorvete, amendoim, abacate.

Sopas                         Azeite de Oliva Extra Virgem, margarina, carne ou ovo.

Carne                         Ovos

Frutas                         Farinhas, leite condensado, mel, sorvete, leite em pó, chocolate
   
Pães e cereais             Geléia, mel, manteiga, margarina derretida, queijo.

Suplementos                Incluir nos intervalos entre as refeições:
                               
Existem várias marcas de suplementos no mercado. Verifique com a Nutricionista ou Pediatra a mais recomendável para seu filho.


Amanhã teremos matéria sobre: Receitas Nutritivas e Calóricas para as crianças!

Imagem: www.vivabem.pt 

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Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG

Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame.
Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta.

Alimentos constipantes indicados na diarréia: Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena, farinha de a…

Orientações Nutricionais para uma Vida Saudável

1-Mastigue bem os alimentos, comendo devagar para facilitar a digestão e saborear os alimentos;

2-Procure fazer as refeições em lugar tranqüilo, evitando outro tipo de atividade enquanto se alimenta, como por exemplo, assistir TV;

3-Fazer em torno de 5 a 6 refeições diárias, evitando longos períodos de jejum (ficar mais do que 4 horas sem se alimentar);

4-Ingerir em torno de 3 litros de líquidos durante o dia, água, sucos, chás, pois auxilia no funcionamento do intestino, transporte dos nutrientes e excreção das substâncias tóxicas;

5-Evite a ingestão de líquidos durante as refeições, pois dificulta a digestão, absorção e utilização dos nutrientes, o ideal é ingerir líquidos 30 min. antes ou 1 hora depois das grandes refeições (almoço e jantar);

6-Dar preferência para as preparações com menor teor de gorduras evitando assim o consumo de toucinho, bacon, torresmo, banha, margarina, manteiga e maionese. Veja a receita da Maionese de Soja, bem mais saudável!

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