Receitas caseiras para usar no cabelo


É bem visível que o nosso cabelo está muito mais bonito e cresce mais no verão do que agora no outono. Existem causas comportamentais e fisiológicas para isso.
Então, antes de mais nada, vale sempre ressaltar que o nosso cuidado com os cabelos tem que ser o ano inteiro, começando de dentro para fora com os nutriente ingeridos, pois como tudo em medicina, prevenir ainda é a primeira opção... a mais eficaz e a mais barata.
Em geral, ficamos o verão todo (ou nossas férias) descuidando da nossa alimentação e agredindo o cabelo com o sal da água do mar, o cloro da piscina e os raios ultravioletas do sol (que danificam e ressecam o fio, podendo até alterar a cor do cabelo, deixando-os mais avermelhados ou mais esverdeados dependendo da cor prévia do fio).  O ideal seria fazer uso de produtos com filtro solar específicos para cabelo, que aderem ao fio e não saem na água (nas embalagens está escrito “produto queratinizado”) ou mesmo os produtos que contêm silicone (como o dimeticone) auxiliam evitando dano aos cabelos.
Outra causa, que aí não temos controle, é que durante o verão, a luz solar estimula maior produção de melatonina (um hormônio relacionado ao ciclo vigília-sono, sistema reprodutor e até ao crescimento do cabelo). Assim, o cabelo cresce mais no verão, e no fim desta estação e no início da próxima, haverá menos estímulo da luz solar e portanto, aqueles fios que cresceram mais rápido, irão cair após alguns meses (é o que chamamos em medicina de eflúvio telógeno). Esse é um evento esperado, e os fios que caíram serão substituídos em breve por novos fios.
Não podemos nos esquecer do efeito da água quente no nosso couro cabeludo. Ele não agüenta muito tempo debaixo do chuveiro com essa água tão quente.
Prefira sempre lavar o cabelo bem antes de dormir, para que dê tempo dele secar naturalmente. Evite uso de secador de cabelo, mas se ele for necessário, aplique um produto com protetor térmico, antes de usar o secador, para tentar evitar os danos nesses fios.
Sempre use condicionador nos cabelos. Se você tem cabelos muito finos ou se eles são muito oleosos, use apenas nas pontas, mas sempre use, pois os xampus abrem as cutículas dos fios e os condicionadores as fecham. Assim, eles estarão menos desprotegidos ao longo do dia. Você pode optar com condicionadores sem enxágüe, os conhecidos como “leave in”, e dê preferência para os produtos com filtro solar para proteger seus fios.
Varie os tipos de xampus que você usa e se lavar o cabelo todos os dias, alterne com xampus “anti-resíduos” ou “de uso diário”, para que não sejam sempre xampus agressivos. E o xampu que você usa, faz sim diferença. Mas se lembre de que: xampu é um cosmético de enxágüe, isto é, vai literalmente para o ralo, então não vale a pena comprar xampus caríssimos.
Guarde esse dinheiro extra para caprichar na qualidade dos produtos de tratamentos hidratantes, xampus ou máscaras capilares (hidratar a cada 7, 14 ou 21 dias dependendo do tipo de dano ao seu cabelo), ou mesmo fazer hidratação ou queratinização no cabeleireiro, ou ainda pagar consulta com uma nutricionista para dar ênfase a uma alimentação saudável.
Deixo a seguir, algumas dicas para você pode fazer um pequena hidratação, diminuição da oleosidade, limpeza dos fios ou diminuição da caspa, em casa mesmo.
Essas dicas de receita caseiras, que me foram passadas pelo meu excelente professor da faculdade USP Dr.Valcinir Bedin, podem ser realizadas semanalmente e além de ajudar a deixar os cabelos mais bonitos, também serve para lembrar que devemos sempre recorrer à natureza para nos beneficiar (e isso inclui alimentação saudável e balanceada).
A banana e a abacate são muito bons quando queremos uma ação hidratante. A tangerina, o extrato da laranja e o limão, pelo seu poder ácido, são mais usados quando queremos uma ação anti-oxidante. O mamão tem ação cicatrizante, devido a presença da papaína. O figo e o coco tem ação adstringente. 
1. Abacate: pelos seus óleos essenciais
2. Banana: pela hidratação
3. Figo: pela adstringência
4. Laranja: pela acidez e peeling capilar
5. Tangerina: pelo poder ácido
6. Ameixa: pela oleosidade
7. Mamão: pela papaína (ação cicatrizante)
8. Côco: adstringente
9. Limão: ácido (antioxidante)
10. Manga: pela oleosidade
Para hidratar
Receita 1: Meio abacate batido com duas colheres de mel, aplicados sobre os cabelos úmidos. Deixe agir por vinte minutos com touca térmica ou toalha. Em seguida, lave os cabelos. Repita uma vez por semana.
Receita 2: Uma banana amassada com aveia em flocos bem pequenos. Aplique sobre os cabelos molhados e deixe agir por 20 minutos. Lave os fios depois. O ideal é fazer de uma a duas vezes por semana.
Receita 3: Bata meio mamão com uma banana e, em seguida, aplique nos cabelos molhados. Deixe agir por vinte minutos com a ajuda de uma touca térmica.
Para conter a oleosidade
A melhor receita é misturar um copo de iogurte natural e duas colheres de aveia e aplicar sobre os cabelos molhados.
Para limpar os fios
Receita 1: Coloque meio copo de vinagre em um recipiente e misture com um litro de água.
Receita 2: Coloque em um recipiente um copo de iogurte natural e aplique sobre os fios durante o banho. Deixe agir por cinco minutos e enxágüe.
Receita 3: Misturar meia laranja à água de côco. Os fios ficam mais limpos e brilhantes. Depois é só lavar normalmente.
Para conter a caspa
Receita 1: Misture suco de limão natural a um litro de água para fazer o enxagüe final dos fios. Lembre-se de que depois desse enxagüe especial é proibido se expor ao sol, para evitar manchas.
Importante
O ideal é aplicar a receita caseira logo após o seu preparo, para que a fruta ainda esteja fresca e com todas as propriedades ativas. Se não houver mesmo jeito de passar na hora, o melhor é deixar as misturas na geladeira.
Além disso, prefira as frutas que estiverem na temperatura ambiente, ou seja, nem geladas e nem quentes. Isso garante a eficácia da receita nos fios.
A recomendação é que as receitas fiquem agindo no cabelo por 20 minutos sob uma toalha ou touca térmica.
Não se esqueça de que as receitas caseiras não podem substituir por total os cosméticos. As receitas caseiras, portanto, servem apenas para ajudar a dar um aspecto mais saudável ao fio, além de serem uma opção mais barata e tranqüila, visto que não há a possibilidade de alergia. Apenas não se exponha ao sol quando a receita tiver limão ou abacaxi. Lave bem antes.

Dra Gisele Barbosa - Dermatologia Estética

3 comentários:

Best Blogs Brasil disse...

Oi
O seu post está em destaque na home do Best Blogs Brasil
Confira:
http://bestblogsbrasil.com.br
Você também pode enviar novos links para que eles fiquem em destaque no nosso site.
Até Mais!

21/4/10
Anônimo disse...

Oi,
Gostei muito deste texto. No mímino é muito interessante !
Beijo
Rafaela

22/4/10
Dra Gisele Barbosa disse...

Oi Rafaela,
Tudo bem ?
Fico feliz em saber que você gostou do artigo.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Beijo
Dra Gi

23/4/10

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO