Dicas da Nutricionista: Triglicerídeos Alto - O que fazer?


Segue abaixo orientações nutricionais do que você deve preferir e evitar para o controle do triglicerídeos (hipertrigliceridemia):
PREFERIR:
* Os cereais integrais (arroz, pão, biscoito, torrada, farelo de trigo);
* Peixes ricos em ômega 3 (cavala, salmão, atum, truta e sardinha);
* Folhosos verde-escuros (espinafre, couve, agrião, salsa, escarola, brócolis e chicória);
* Carne bovina magra (coxão-duro ou patinho), frango sem pele;
* Leguminosas (feijão preto, mulatinho, lentilha, grão-de-bico e fradinho);
* Óleos vegetais (soja, canola e azeite de oliva extra-virgem);
* Fracionar as refeições em 5 a 6 vezes/ dia;
* Usar adoçante em substituição ao açúcar branco, mascavo, mel, melado e glicose de milho;
* 1 col. (sopa) de semente de linhaça dourada/ dia na vitamina, iogurte ou suco;
EVITAR:
* Refeições concentradas em carboidratos (massas e doces) e gorduras;
* Alimentos à base de farinha de trigo refinada (pães, bolos ou biscoitos industrializados);
* Mais do que uma unidade de pão francês ou 2 fatias de pão de forma integral por refeição;
* Doces (balas, açúcar branco e mascavo, geléia, gelatina, doces em pasta, frutas em calda, bolos recheados, tortas, melado, mel, glicose de milho, chocolates);
* Bebidas alcoólicas (cerveja, vinho, uísque, champanhe e licor);
* Refrigerantes;
* Preparações gordurosas (frituras, massas com molho cremoso, strogonof, empadões, tortas salgadas e pizzas).

Desejo uma boa semana a todos vocês! Abraços e muitos sucessos!
Kilza Koch- Nutricionista

21 comentários:

Anônimo disse...

Sra. Nutricionista: os únicos profissionais que podem colocar o "Dr." ou "Dra." no nome são médicos e advogados, pois eram reconhecidos como tais na Grécia antiga.

19/5/11
Anônimo disse...

CONSELHO FEDERAL DE NUTRICIONISTAS

DECISÃO Nº 01/87



O Conselho Federal de Nutricionistas, em sua 33ª Reunião Plenária, considerando que:

título de Doutor baseia-se essencialmente, no direito consuetudinário e é de uso corrente e tradicional entre os profissionais de nível superior; o uso do título de Doutor pelo diplomados por cursos superiores constitui praxe fundamentada nos costumes e nas tradições brasileiras, conforme registram o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Editora Nova Fronteira, e o Dicionário Contemporâneo da Língua Brasileira, Caldas Aulete, Editora Delta; a não utilização do título de Doutor leva a sociedade, e, mais especificamente, a clientela à que se destina o atendimento a pressupor subalternidade, condição esta inconcebível e inadmissível em se tratando de profissionais de nível superior; deve ser mantida isonomia entre os diferentes componentes da equipe de saúde;

DECIDE:



Recomendar que o Nutricionista use o título de Doutor e, ainda, que os Conselhos Regionais façam a necessária divulgação desta decisão entre os Nutricionistas, Instituições públicas e privadas e Cursos de Nutrição.

22/5/11
Ana Paula disse...

Muito boa as dicas! Obrigada!

Referente ao comentário do "Anônimo" o título de "Dr." ou "Dra." pode ser colocado para qualquer profissional que fez Doutorado!
A sua informação não é correta...

6/10/11
Anônimo disse...

Anônimo1, o títulode Doutor é concedido por direito áqueles que fazem Doutorado, independente da área de graduação. Antes de Fzaer um comentário deselegante , vá se informar primeiro...

28/11/11
Anônimo disse...

Dra Kilza Miranda,

obrigado por seu artigo e perdoe este inútil que postou o primeiro comentário.

Sou Doutor em Engenharia e dessa forma sou tratado em vários países, como Portugal e Alemanha. Creio é que há muito advogado "porta de cadeia" que é tratado por "Dr." sem o menor merecimento.

Saudações

5/1/12
Dicas de Nutrição disse...

Com certeza!

6/1/12
Anônimo disse...

SR Anonimo. Volte para a Grécia antiga, pois o sr. viajou para o futuro! Estamos em 2012 e no BRASIL.

15/1/12
Anônimo disse...

é de cair o queixo... Um site tão importante feito por uma proffissional formada que está usando o espaço com a intenção de Ajudar pessoas como eu que procuro uma luz para começar uma dieta para ajudar a diminuir meu triglicerideo...vem um IDIOTA desses (ainda por cima anonimo) escrever besteira!!! Vai estudar e se informar sobre as coisas eu heim?!! obrigado Doutora foram muito uteis suas informações!!.

1/2/12
Equipe Dicas de Nutrição disse...

Valew! Somos uma equipe de Nutricionistas dispostas sempre a ajudar quem precisa!

1/2/12
Anônimo disse...

Dra. boa noite

Gostaria de saber se quem tem triglicérides alto, pode comer pinhão.

Grato

9/4/12
Anônimo disse...

Boa noite Dra.

Gostaria de saber se quem tem triglicérides alto, pode comer pinhão.

Meu e-mail é
Vacil.star@gmail.com

Grata

9/4/12
Equipe Dicas de Nutrição disse...

Cuidado com os exageros pois apesar de ter muitas fibras o pinhão é bem calórico.

9/4/12
thiago disse...

PARABÉNS PELAS DICAS, ME AJUDOU MUITO, POIS TIVE UMA VARIAÇÃO DO MEU TRIGLICERÍDEOS QUE ESTÁ EM 204 NO ULTIMO EXAME REALIZADO. VOU CUIDAR MAIS DA MINHA ALIMENTAÇÃO SEGUINDO AS DICAS DO ARTIGO E VAMOS VER SE VOLTA AO NORMAL.

GRATO

10/4/12
Equipe Dicas de Nutrição disse...

E isso ai Thiago, e assim que puder procure por um Nutricionista p te orientar com um cardápio especifico, ficara bem mais fácil.

12/4/12
Anônimo disse...

QUEM DISSE QUE DOUTORADO VALE ALGUMA COISA ? Muitas vezes são pesquisas que não contribuem EM NADA para a sociedade, apenas para publicação de fícticios artigos científicos e aumento da produção pelos professores. Aliás é tudo politicagem dentro das universidades e muitos artigos são manipulados pelos pesquisadores e/ou tem algum interesse por trás.
EU ACHO O SEGUINTE:
é chamado de doutor que a população sempre chamou, desde a Grécia antiga, e aí meu caro é só médico e advogado mesmo. Sinto muito muito. Pede o paciente pra te chamar de doutora então ...

8/6/12
Anônimo disse...

muito boa materia, parabens, gostaria de saber se eu beber aprox uma garrafa de chanpagnhe uma vez por sema isso irá alterar muito meu trigliceridios se eu estiver fazendo uma dieta e cortando todas a gorduras, meu trigliceridios esta umpouco acima do normal...grato

27/6/12
Anônimo disse...

Sou advogado, delegado de polícia federal aposentado, possuo três especializações, uma latu sensu, um MBA, um mestrado e sou doutorando, que é a unica graduação que confere a quem teve sua tese aprovada o título de doutor. Existe também uma lei, pasmem, LEI, de 1800 e pouco, que confere tal tratamento aos graduados em Direito e Medicina, independentemente de terem obtido o título de Doutor, pois era assim o costume da época. Hoje, cada vez mais, quem tem qualquer graduação superior recebe, a meu ver justamente, o tratamento em tela. Nos EUA, por exemplo, o juiz da suprema corte é juiz e ponto. Tudo vaidade. Aqui tem Doutor, Desembargador, Procurador, Ministro. Cada um que seja tratado como quizer, desde que fique feliz, tudo bem. Bandido na Delegacia ouve com frequência - "BONITO, HEIN DOUTOR?"
Parabens a Dra. Nutricionista pela excelente matéria. Muito obrigado. Aliás, somente entrei aqui porque meu trig. deu 430, tenho 45, 82 Kg. O que faço? Carlos Pereira

18/7/12
Manoel Carlos Alves disse...

Passei, vi. li, gostei. Parabéns pelo conteúdo do seu blog... Aguardo a sua visita no meu blog; http://inkdesignerstampas.blogspot.com

8/10/12
Rinaldo Moreira da Nóbrega disse...

Doutora Obrigado por esta postagem, só não concordo com o anonimo que está postando esse tipo de argumento que não pode chama-la assim. Uma vez que as pessoas estudam e forma ganhar esse titulo é questão de respeito, uma vez que está fazendo de tudo para ajudar as pessoas com dificuldades e que tem duvida, a pessoa formada na area de nutrição também deve ser chamado de doutor.

11/1/13
Rinaldo Moreira da Nóbrega disse...

Obrigado doutora por ter postado essa matéria, só não concordo com o anonimo da primeira postagem e outro que diz que Doutorado não vale nada, claro que vale, é muito importante, quanto mais estudo tem a pessoa maior é seu conhecimento e maior seu salario logicamente. Chamar alguem de doutor é sinonimo de respeito e reconhecimento pelo que a pessoa faz no sentido de ajudar as pessoas e de fazer o bem.


Muito Obrigado doutora.

Comer arroz normal pode? e Carne de Porco?

11/1/13
Rinaldo Moreira da Nóbrega disse...

Muito bem doutora, você pode e deve usar esse titulo sim, não sei por que as pessoas implicam tanto com vocês.

11/1/13

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO