FAO lança petição global contra a fome



Ator Jeremy Irons protesta sobre a fome que afeta um bilhão de pessoas no mundo e apóia apitaço da FAO

A FAO lançou hoje uma petição on-line pedindo que as pessoas fiquem furiosas com o fato que cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivam com fome.

O projeto "1billionhungry" (um bilhão com fome, na tradução literal), usa imagens e mensagens fortes para chamar atenção para o problema e pedir um basta à fome.


Um apito amarelo funciona como símbolo da campanha, encorajando as pessoas a apitar contra a fome. Uma petição global online pede que os governos façam da erradicação da fome sua principal prioridade.

"Deveríamos estar furiosos com o vergonhoso fato que seres humanos ainda sofram de fome", disse o diretor-geral da FAO, Jacques Diouf. "Se você também se sente assim, quero que você dê voz à sua raiva. Todos vocês, ricos e pobres, jovens e idosos, em países em desenvolvimento e desenvolvidos, devem expressar sua raiva sobre a fome mund ial assinando a petição global que está no sítio web
http://www.1billionhungry.org", acrescentou.

A FAO espera que essa petição se espalhe pelos sítios web de mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube.
No Brasil, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional é um dos parceiros da campanha."É uma grande injustiça que mais de um bilhão de pessoas tenham que dormir todas as noites com fome e nós agradecemos o foco e compromisso da FAO com essa questão", disse Kátia Maia, responsável pela campanha de alimentação e agricultura da Oxfam.

Se o mundo continuar no mesmo ritmo de redução da fome, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio de reduzir pela metade o percentual de pessoas com fome até 2015 não será alcançado.

Da cerca de um bilhão de pessoas com fome, 642 milhões vivem na Ásia e no Pacífico, 265 milhões na África Subsaariana, 53 milhões na América Latina e Caribe, 42 no Oriente Médio e norte da África e 15 milhões em países desenvolvidos.

A FAO estima que a produção agrícola global precise aumentar em 70% para alimentar uma população estimada em nove bilhões de pessoas em 2050.

O apoio à agricultura dos países em desenvolvimento está na agenda da Cúpula do Grupo dos Oito, que se reúne mês que vem no Canadá.

Eventos de lançamento da campanha "1billionhungry" foram organizados em diversas cidades do mundo, como Roma (Itália), Yokohama (Japão) e Paris (França).

Informações
Projeto 1billionhungry
http://www.1billionhungry.org/rlcprensa

Assessoria de imprensa
Lídia Maia (Brasil)
(5561) 3038 2270
lidia.silva@fao.org

Lucas Tavares (Chile)
(562) 923 2176 e (569) 9802 7300
lucas.tavares@fao.org
Fonte: Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO