Abaixo a lactose!

Nut. Andrea Mariana Teixeira


Embora seja cada dia mais comum encontrar pessoas com intolerância a lactose, ainda há muita restrição no quesito CULINÁRIA. O que se faz, em geral, é excluir o leite, o queijo e o iogurte da alimentação habitual. O que se esquece, porém, é das tantas receitas gostosas que contém estes ingredientes! E em situações especiais, as pessoas acabam se privando de certas preparações em nome da saúde.
Assim, o que diria uma mãe desinformada a seu filho intolerante a lactose, sobre a falta de docinhos no dia do seu aniversário? E o bolo? Ou o que fazer com aquela vontade inesperada de tomar uma vitamina, ou simplesmente fazer uma preparação diferente?
Pensando nestas restrições, que trago aqui alguns exemplos de receitas com isenção de lactose, que não deixam a desejar no sabor! Que sirvam de inspiração para a inovação do cardápio!

Vitamina de banana, amora e kiwi
1 xic chá de extrato de soja gelado
1 1/2 banana grande
1 xic chá de amoras congeladas
1 kiwi grande picado

Bata no liquidificador todos os ingredientes até formar uma bebida cremosa. Adoce a gosto e sirva.

Pãezinhos integrais
1 cix chá de semente de linhaça triturada no liquidificador
1 tablete de fermento biológico
6 col sopa de açúcar mascavo
1 xic chá de extrato de soja sabor banana morno
1 e 1/2 xic chá de farinha de trigo
7 col sopa de creme vegetal em temperatura ambiente
1 xic chá de farinha de trigo integral
1/2 col chá de sal
Creme vegetal parauntar e pincelar
Farinha de trigo para untar

Em uma tigela, esfarele o fermento, junte o açúcar e misture até virar líquido. Adicione o extrato de soja e 1/2 xic chá de farinha de trigo. Misture, cubra e deixe crescer por 10 minutos Acrescente o creme vegetal e misture até ficar pastoso. Adicione aos poucos o restante da farinha, a linhaça, a farinha de trigo integral e o sal e amasse com as mãos, até soltar. Enfarinhe uma superfície seca, coloque a massa e sove-a até que fique lisa e homogênea. Cubra-a e deixe crescer por mais 30 minutos (ou até dobrar o volume). Divida em 30 porções, modelando em bolinhas. Arrume-as em uma assadeira grande (40 x 28cm) untada e enfarinhada, com pequeno espaço entre elas. Asse por 20 minutos em temperatura média, no forno pré-aquecido. Desenforme ainda mornos e deixe esfriar.

Brigadeiro
1 col sopa de amido de milho
2 xic chá de extrato de soja
1 e 1/2 xic chá de açúcar
1 col sopa de creme vegetal
1/2 xic chá de chocolate em pó
Confeitos granulados para decorar
Creme vegetal para untar

Em uma panela, dissolva o amido de milho no extrato de soja. Ligue o fogo médio e acrescente o açúcar e o creme vegetal, mexendo bem até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos, mexendo de vez em quando. Peneire o chocolate e acrescente na panela, mexendo até que fique homogêneo. Deixe no fogo por mais 5 minutos até que comece a soltar do fundo da panela. Despeje a mistura em um refratário untado e deixe esfriar. Com as mãos untadas, faça bolinhas e passe-as no confeito granulado. Coloque em forminhas de papel e sirva.

Panquecas americanas
2 ovos
1/2 col chá de sal
1/2 col chá de açúcar
2 col chá de fermento em pó
1/4 xic chá de óleo vegetal
1 xíc de extrato de soja
1 e 1/3 xic de chá de farinha de trigo
1 col chá de essência de baunilha

Liquidifcador todos os ingredientes e colocar em frigideira quente. Sirva com geléia ou mel.

Torta de atum
2 ovos cozidos cortados em rodelas
20 tomates cereja picados pela metade
1 lata de atum em água
10 azeitonas verdes fatiadas (sem caroço)
2 ovos crus inteiros
200g de espinafre refogado e picado
2 cix chá de extrato de soja
1/2 xic chá de óleo vegetal
1 e 1/2 xic de farinha de trigo
1 col chá de sal
1 col chá de fermento em pó

Bata no liquidificador o extrato de soja, os ovos crus, o óleo, a farinha, o sal e o fermento, até ficar homogêneo. Unte uma forma 20 x 25cm com um pouco de óleo, enfarinhe, e acrescente os ingredientes nessa ordem: metade da massa, azeitonas, os ovos em rodelas, o atum (seco, separado em pedacinhos) os tomates e o espinafre. Cubra com o restante da massa. Pré-aqueça o forno por 5 minutos em 220C e asse a torta por aproximadamente 30 minutos, até que fique dourada.

2 comentários:

M. disse...

Muito boas dicas! Tenho uma amiga intolerante à lactose, pelo que estou habituada a cozinhar sem lactose quando ela vem cá. Hoje em dia, já existem muitos produtos alternativos ;)
Bjsss,
Madalena

25/6/10
Nutr. Andrea Mariana Teixeira disse...

Olá Madalena!

Realmente existem muitas opções hoje em dia, é só saber se informar e testar os produtos! E quando conhecemos alguém intolerante a lactose, esta busca se torna ainda mais ativa e desafiadora!

Bjs!

29/6/10

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO