Dieta colorida e equilibrada



Você sabia que quanto mais colorido é o seu prato, mais vitaminas, minerais e nutrientes serão fornecidos ao seu organismo?
Cada cor de alimento identifica nutrientes específicos e respectivos benefícios e propriedades funcionais.
A intenção de uma dieta colorida é a de garantir uma alimentação equilibrada que de doenças crônicas e até o câncer.

Alimentos Brancos
Os alimentos de cores brancas como o leite, queijo, couve-flor, batata, arroz, cogumelo e banana são as melhores fontes de cálcio e de potássio. Estes minerais são importantes para o funcionamento do organismo contribuindo para a formação e manutenção dos ossos e músculos.

Os alimentos vermelhos: morango, tomate, melancia, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja, possuem esta coloração por terem o licopeno em sua composição, que é uma substância que age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce e estimulando a circulação sangüínea.

Já os alimentos amarelos e alaranjados como o mamão, a cenoura, a manga, a laranja, a abóbora, o pêssego e o damasco são ricos em vitamina B-3 e ácido clorogênico que são substâncias responsáveis em manter o sistema nervoso saudável e ajudam a prevenir o câncer de mama, possuem também beta-caroteno, um antioxidante que ajuda a proteger o coração.

Os alimentos azulados e arroxeados, como a uva, a ameixa, o figo, a beterraba e repolho-roxo contêm ácido elágico, uma substância que retarda o envelhecimento e neutraliza as substâncias cancerígenas antes mesmo delas alterarem o código genético.
Os alimentos de cor verde como os vegetais folhosos, o pimentão, o salsão e as ervas contêm clorofila e vitamina A, substâncias que desintoxicam as células, inibem os radicais livres, protegem o cabelo e a pele e protegem o coração.

Os alimentos de cor marron como as nozes, aveia, castanhas e cereais integrais, são ricos em vitaminas do complexo B e E, tais substâncias e nutrientes têm importâncias vitais no organismo, melhorando o funcionamento do intestino, combatendo a ansiedade e a depressão e previnindo o câncer e as doenças cardiovasculares. 

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Tenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras, garantindo assim uma dieta bem colorida e balanceada!

Thaís Caldeira - Nutricionista

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