Entenda mais sobre a Intolerância à Lactose

Por Cristiane Silva


A intolerância à lactose é causada pela deficiência na  produção da lactase, que é uma enzima essencial no processo digestivo da lactose,que é o açúcar presente no leite e seus produtos derivados. A lactase é produzida pelas células do intestino delgado e sua função é separar a lactose em dois tipos de carboidratos  menos complexos chamados glicose e galactose. Esse processo permite que a glicose seja absorvida pela corrente sanguínea. Se não houver lactase suficiente para realizar essa tarefa, a lactose inalterada chega ao intestino grosso e começa a fermentar, produzindo ácidos e gases. A lactase é produzida em grande quantidade durante os primeiros dois anos de vida, havendo depois um declínio constante em sua produção. Portanto, muitos podem com o tempo desenvolver esse quadro clínico.



Muito raramente bebês recém nascidos não produzem nenhuma lactase e ficam muito doentes na primeira semana de vida, pelo fato de o leite materno também conter lactose, e não crescem nem se desenvolvem até que a lactose seja removida de sua alimentação. Ao ser determinado o diagnóstico da intolerância a lactose, os médicos recomendam substituir o leite por alimentos equivalentes que não contenham esta substância.

SINTOMAS

Os sintomas variam de intensidade e podem aparecer até várias horas após a ingestão de alimentos ou bebidas que contenham lactose. A gravidade depende de vários fatores, incluindo a quantidade de lactose que cada um consegue tolerar bem como idade, etnia e tempo de digestão habitual.Os sintomas cessam ou diminuem ao se retirar da dieta os alimentos que contém lactose


Os sintomas são:

* Náuseas

* Cólicas

* Inchaço abdominal

* Flatulência

* Diarréia








1 comentários:

FABIANE disse...

Estou fazendo meu TCC sobre intolerancia a lactose, desenvolvendo um produto sem lactose para os portadores dessa patologia. Gostaria de uma ajuda pois preciso artigos científicos para embasar meu TCC.
Grata
Fabiane Furlan

22/2/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO