Linhaça Dourada X Linhaça Marrom, veja as diferenças

Por Camila Marques


A linhaça é a semente do linho, uma planta fibrosa de onde se extrai material para a indústria de confecções, daí a origem do tecido linho. Seus benefícios são tantos que é considerado um alimento funcional.
A linhaça possui alta concentração de proteínas, minerais e vitaminas entre elas a vitamina E, o ômega-3 e o ômega-6, a isoflavona e o fitoesteróide, mas é importante saber que apenas a linhaça dourada possui grandes doses desses nutrientes, tornando-se a mais indicada ao consumo.
Do ponto de vista nutricional, elas são semelhantes, possuem os mesmos nutrientes em quantidades diferentes. A linhaça dourada, proveniente de climas frios, é muito mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos, já a linhaça marrom, mais fácil de encontrar e mais barata, possui pouco ômega-3 e é cultivada em regiões de clima quente e úmido (o que freqüentemente exige o uso de agrotóxicos) e possui uma casca mais resistente.
Benefícios :
  1. A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
  2. O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
  3. A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
  4. A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
  5. A semente de linhaça possui componentes anticancerígenos e antioxidantes;
  6. Por ser rica em fibras, a semente de linha é um poderoso desintoxicante;
  7. A linhaça dourada auxilia no combate a diabetes e a hipertensão;
O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aqueles que preferem uma solução rápida, prática e sem gosto, basta ingerir a cápsula de óleo de linhaça diariamente para obter os mesmos benefícios.

A semente de linhaça moída (em casa) traz mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca resistente, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil de quebrar as sementes é passá-las em um processador ou liquidificador usando apenas a tecla pulsar para que não vire pó e perca as funções de fibra. Depois, guarde-as em refrigerador, fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. As sementes também podem substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

5 comentários:

Profª. Vânia Almeida disse...

Kilza, pensei que tudp era igual. Agora entendo diferença. Minha nutricionista me recomendou, mas como é ruim!!! kkkk

bjos

23/6/10
Kilza Miranda disse...

Ei Vânia, para disfarçar o gosto, o melhor é fazer uma vitamina com leite de soja e fruta, ou diluir no feijão.

Abraços,

23/6/10
CRISTINA BITTENCOURT disse...

POXÁ A LINHAÇA MISTURADA AO FEIJÃO E O ARROZ É UMA DELICIA, FAÇO ISSO TODOS OS DIAS.

4/3/11
dan disse...

Olá, quanto ao valor nutricional das duas, é importante rever isso. Em vários sites de pessoas que entendem da coisa, nutricionistas e pesquisadores, se diz que o valor nutricional das duas variedades é quase a mesma. Então não tem esse negócio de ser mais rica em alguma coisa. Cito o site:
"- Qual a diferença entre a linhaça marrom e a dourada?
A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro e ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes. A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.

- Qual delas é mais potente?
Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. Ambos possuem teores similares de ômega 3."
http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=8066&Itemid=49
e
http://www.ruralcentro.com.br/noticias/41223/rural-centro-responde-producao-da-linhaca
Beijos
Daniel

5/8/11
dan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

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