Chocolate....que delícia antioxidante!!!



Por Ana Paula Fidélis



Agora no inverno o consumo de chocolate aumenta ainda mais. Muitas pessoas fazem uso de chocolate quente para se aquecer, consomem foundue, barras de chocolate e muitas outras variedades.


O cacau presente no chocolate tem um poder muito importante sobre a nossa saúde. Ele é rico em antioxidantes, os flavonóis, procianidinas que combatem os radicais livres em excesso e hoje sabemos que estes radicais livres levam ao aparecimento de diversas doenças, envelhecimento precoce, celulites, acnes e outras alterações estéticas. Este fator antioxidante do cacau também é muito importante para a saúde do coração. O cacau é rico também em minerais como o magnésio, que tem dentre suas funções, manutenção da saúde cerebral, prevenção contra cálculos renais, depressão, dor muscular e aumento da pressão arterial.


* Nutrição e Radicais Livres - Entenda!
* Receitas para Hipertensos.


As procianidinas são relacionadas com diminuição na agregação das bactérias nas nossas mucosas como no estômago, sendo úteis para prevenção contra gastrite bacteriana e infecções urinárias.


O consumo do chocolate deve ser o amargo e com uma porcentagem acima de 50% de cacau. Mas se você gostar de chocolate ao leite, prefira sempre aqueles que tenham oleaginosas como castanhas, avelãs, nozes.


De [ Dicas de Nutrição ] para uma Vida Saudável!
 
Castanha-do-Pará - conheça seus benefícios.




Mas lembre-se da individualidade bioquímica que é muito importante. Cada um responde a um alimento de uma forma e não são todas as pessoas que respondem bem a todos. Outro dado importante é que um estudo mostrou que as gestantes não devem ingerir muito chocolate pois perceberam que os bebês nasceram com o paladar ainda mais aguçado para o doce e durante a amamentação as substâncias são passadas para o bebê que levam a irritação, agitação, cólicas e desconfortos.


O chocolate também é rico em cafeína, substância que pode levar a alteração na pressão sanguínea, insônia e outros efeitos se consumido em excesso. A sensação de prazer principalmente em mulheres é devido as aminas biogênicas que modulam o humor, mas se consumido na quantidade adequada!!


Dicas: comer 2 quadradinhos de chocolate amargo ao dia ao invés de consumir de uma única vez e as outras opções com ao leite.


Abraços e até a próxima!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO