Pular para o conteúdo principal

Receitas para Hipertensos




Por Manoela Oliveira



 A hipertensão arterial ou “pressão alta” significa que a pressão arterial está acima do normal (superior a 140x90mmHg) e ocorre quando o sangue exerce muita força sobre as paredes dos vasos sanguíneos. Essa força normalmente é medida por um aparelho conhecido como tensiômetro.

As causas da hipertensão são advindas de vários fatores como, por exemplo, pré-disposição genética, doenças renais e principalmente de hábitos de vida e alimentares da atualidade. Sendo assim alguns cuidados específicos devem ser tomados pra que não haja o agravo da doença ou, para quem não a possui, não venha a desenvolvê-la.

A seguir você pode conferir algumas receitas gostosas e saudáveis, que podem lhe ajudar no controle da sua pressão arterial.

Peixe Grelhado com Alecrim
Ingredientes:
1 Kg de Filé de peixe
10g de Alecrim fresco
300g de Farinha de trigo
50g de Margarina s/ sal
5 Limões

Modo de preparo: Temperar o peixe c/ limão. Reservar. Em um prato, misturar a farinha e o alecrim. Passar o peixe nessa mistura e grelhar.

Salada Catalan
Ingredientes:
500g de Cenoura
300g de Maçã
100g de Uva Passas
200 mL de Iogurte natural
1 Limão

Modo de preparo: Higienizar, descascar e ralar a cenoura e a maçã. Colocar a maçã de molho em água com limão. Misturar a cenoura, maçã, as passas e o iogurte natural.

Jardineira de Legumes
Ingredientes:
150g de Vagem
200g de Chuchu
200g de Cenoura
100g de Beterraba ralada
Salsa e cebolinha a gosto
Óleo vegetal para untar
Margarina de milho sem sal - 02 colheres de sobremesa
01 dente grande de alho
01 xícara de cebola ralada

Modo de Fazer: Lave bem os legumes e corte em quadradinhos, com exceção da beterraba que depois de higienizada deve ser ralada.
Cozinhe "al dente" os legumes, escorra-os. À parte, coloque numa panela a margarina, o alho e a cebola, frite-os, daí então coloque os legumes cozidos sem mexer muito por uns dez minutos. Coloque então num pirex untado e salpique com a salsa e a cebolinha e a beterraba ralada. Coloque no forno por aproximadamente 10 minutos. Sirva quente.

Taça de Frutas
Ingredientes:
50g de morangos
50g de kiwi
50g de manga
10g de maracujá com semente
20g de açúcar refinado
20g de iogurte desnatado

Modo de Preparo: Lavar os morangos, manga e descascar o kiwi. Cortar a metade em cubinhos. Colocar na taça. Misturar ao iogurte o açúcar e adicionar por cima das frutas picadas. Dispor por cima do creme pedaços das frutas e regar com suco de maracujá com as sementes e açúcar.

Sanduíche de Rúcula
Ingredientes:
1 colher (sopa) de ricota passada pela peneira (25g)
1/2 cenoura ralada (cerca de 50g)
2 colheres (sopa) de tomate picado (60g)
cebola ralada à gosto
3 colheres (chá) de maionese baixo colesterol e baixa caloria (90g)
2 fatias de pão integral (cerca de 50g)
folhas de rúcula a gosto
 
Modo de Preparo: Junte a ricota, a cenoura, o tomate, a cebola, e a maionese e misture bem. Espalhe em cada fatia de pão, uma camada generosa deste recheio. Coloque folhas de rúcula e tampe com outra fatia de pão. Corte o sanduíche ao meio e decore a gosto.

BAIXE O EBOOK GRATUITO com mais receitas!

Fontes:
SESAB. Disponível em: < http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab/index.php?option=com_content&view=article&id=171&catid=3&Itemid=18>. Acesso em: 28 jun. 2010
Clínica Agnello. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2010.





Comentários

Unknown disse…
Otima matéria, adorei as receitas!!
bjks !!
Manoela Oliveira disse…
Fico feliz em saber que gostou Selma. Fique ligada no nosso site e sempre verá novas matérias! Obrigada pela visita!!
Fabiana Santos disse…
Muito boa a matéria. Uma boa alimentação realmente é muito importante para o controle de inúmeras doenças. Eu gostaria de colocar uma matéria que achei muito interessante também sobre dicas de alimentação para hipertensos.

Espero que complemente o que já foi dito no site. Parabéns pela matéria.

Abraços...
Manoela Oliveira disse…
Obrigada Fabiana, percebi que estás ligada em boa alimentação e saúde não é?! E obrigada também por colaborar com outras informações.Fique ligada no nosso site e sempre verá novas matérias! Obrigada pela visita!!
Adorei as dicas, essa taça de frutas parece ser ótima. Parabéns pela matéria!
Manoela Oliveira disse…
Com toda certeza Anne, é uma delícia além de ser super nutritiva e saudável. Obrigada por sua visita e não deixe de nos visitar sempre.

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes