Chá Vermelho



Por Giuliana Esteves



Os chás verde, Branco, Preto e o Vermelho são originários da Camelia sinensis. O que os difere é o processo de fabricação, ou manipulação das folhas.

Possui sabor mais forte, não tão amargo como o chá verde e nem tão doce como o chá branco.

O chá vermelho, também conhecido como “o devorador de gorduras”, adquire determinadas características após a folha ser fermentada. O processo de maturação demora cerca de 60 anos. No entanto, os benefícios deste chá, vão muito além das já conhecidas propriedades de emagrecimento e desintoxicante. É rico em vitamina C, sais mineirais, cafeína e antioxidantes, como flavonóides e polifenóis. 


Possui os seguintes benefícios extras:


- Acelera o metabolismo do fígado;
- Favorece a redução do colesterol;
- Antidepressivo;
- Redutor de apetite;
- Diminui pressão arterial;
- Combate o inchaço;
- Reforça o sistema imunológico;
- Facilita a digestão.

As últimas investigações confirmam que contém uma substância chamada catecol, é termogênica (aumenta o gasto calórico durante a digestão) e evita que as lipases (enzimas que atuam sobre as gorduras) façam seu trabalho, impedindo as gorduras de serem assimiladas na sua totalidade. Portanto, o efeito é duplo: ajuda a queimar os depósitos de gordura e impede que o nosso corpo acumule mais gordura, ao evitar a sua absorção.

Modo de Preparo
: Colocar 2 colheres de sopa de erva para um litro de água. Quando a água alcançar fervura, desligar. Tampar e deixar a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar e beber.


Como beber
: Ingerir de 3 a 4 xícaras ao dia. Se for sensível à cafeína, evitar tomar durante a noite. Se optar pela versão em cápsula, não exceda a dose de 1,5 a 2,5g por dia.
Existe disponível também a versão solúvel, com sabor de morango.


Contra indicações: Gestantes, crianças, pessoas com gastrite, esofagite de refluxo, úlceras, uso de anticoagulantes e com arritmia cardíaca. Não é recomendado o seu consumo junto como almoço e o jantar, pois pode interferir na absorção de micronutrientes devido a sua alta concentração de Taninos.

Atenção: Um autêntico tratamento de emagrecimento associa os benefícios do chá a uma alimentação equilibrada.

Chá verde ou vermelho? Os dois são bons, saudáveis e eficazes no que diz respeito a emagrecer. Cada um tem os seus benefícios, por isso o melhor é combiná-los.

Receita (fonte: www.funcionali.com)

Suchá

Ajuda a desintoxicar – ele mistura suco e chá e serve para eliminar os excessos do dia anterior ou como opção de lancha da manhã.

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de chá vermelho
- 30 ml de suco de uva orgânico
- ½ maçã pequena e cortada em cubos
- 1 col de chá de mel (opcional)

Modo de preparo:

Coloque uma xícara de chá de água no fogo. Assim que ferver, acrescente uma colher de sobremesa de chá vermelho. Tampe a panela, desligue o fogo aguarde 8 minutos. Coar e esfriar. Coloque no liquidificador e bata com os outros ingredientes. Acrescente água, se necessário.
Rende: 1 copo (300 ml)

** Outra opção muito saudável é utilizar o suco de maçã ou de amora natural e orgânico misturado ao chá vermelho.



Dra. Giuliana Bastos Esteves
Nutricionista
www.nutrigiuliana.com.br

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO