Como aumentar meu apetite?

Por Cristiane Silva



O agradável desejo de comer, chamado apetite, é controlado por duas partes no cérebro: a apetência, que regula o apetite pela liberação de hormônios, e o córtex cerebral, o centro da função intelectual e sensorial. Dessa forma, um apetite sadio é a combinação de um desejo inconsciente com um comportamento aprendido.

Muitos distúrbios resultam em perda de apetite; a maioria são circunstanciais, como um resfriado, uma indisposição digestiva, problemas dentários ou estresse. Uma constante perda de apetite, entretanto, pode refletir uma doença mais séria como depressão, anemia, doença renal, AIDS ou câncer.

Em casos raros, a perda de apetite é o resultado de deficiências nutricionais, geralmente de Vitamina C, tiamina , niacina , biotina e zinco. Beber álcool em excesso não apenas reduz o apetite, mas também causa deficiências nutricionais. Fumar é outra atividade que também tira o apetite.

Consumir grandes quantidades de farelos, grãos integrais e outros alimentos ricos em fibras interfere com a absorção de zinco e outros minerais; além disso, estes alimentos enchem o estômago, o que ajuda a reduzir o apetite.

A perda de apetite relacionada a alguma doença geralmente é corrigida com a recuperação. Entretanto, se a perda do apetite não tem causa aparente, é possível contornar o problema.

Algumas sugestões:

·         Evite beliscar entre as refeições;
·         Antes de uma refeição, chupe uma pastilha de limão; chupar algum alimento amargo aumenta o fluxo de saliva, que estimula o paladar;
·         Aromas apetitosos como temperos, por exemplo, a canela, ou o aroma de seu alimento preferido também ajuda a abrir o apetite;
·         Consuma bastante frutas e vegetais ricos em vitamina C;
·         Alimentos que estimulam o apetite como carnes magras, aves, frutos do mar, nozes, sementes são uma ótima opção para melhorar o seu paladar;
·         Evite ingerir líquidos antes ou na hora das refeições.

Estes são conselhos simples de serem praticados no seu dia a dia, mas, que farão uma grande diferença em sua saúde.

Um bom apetite!!




5 comentários:

★$ Naиđ♂ N£яi $★ disse...

Aumentar o apetite? Eu quero diminuir!! Engordar é um perigo!! Mas valeu pelas dicas. Forte Abraço!!

11/8/10
cristiane disse...

Olá!! Realmente hj em dia é mais comum as pessoas quererem diminuir o apetite, mas sempre existem os casos especiais não é mesmo? Mas com moderação ao se alimentar e a prática regular de exercícios físicos é um passo importante para o controle do apetite..Obrigada pelo comentário... Um abraço!!

11/8/10
laura disse...

oi gente meu nome é Laura tenho 23 anos,peso 42kg e meço 1,62.é obvio que estou abaixo do peso,mas ultimamente meu apetite esta 0 eu acho que pode estar relacionado com meu comportamento alimentar,pois,quando estou em casa nao ingero nehum tipo de fruta,meu branco, preto e marrom(arroz com feijão e carne)e so tenho o metabolismo acelerado,engordo dificilmente e perco peso facilmente

9/2/11
Cris disse...

Olá!
Muito interessante a matéria , mas gostaria de saber como faço se minha filha de 1ano e 8 meses , tem pouco apetite , mas como quando toma vitamina para aumentar apetite come que é uma beleza , mas quero parar de dar o remédio , como faço ?

Se conseguir me responder : cconsultoria10@gmail.com

16/7/12
Cris disse...

Olá!
Muito interessante a matéria , mas gostaria de saber como faço se minha filha de 1ano e 8 meses , tem pouco apetite , mas como quando toma vitamina para aumentar apetite come que é uma beleza , mas quero parar de dar o remédio , como faço ?

Se conseguir me responder : cconsultoria10@gmail.com

16/7/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO