FOS: Veja os benefícios!!





Por Ana Paula Fidélis




O FOS são frutoligossacarídeos, um tipo de prebiótico, constituídos por uma molécula de sacarose e algumas de frutose. Eles são fundamentáveis para manter o intestino saudável e bem colonizado.


Sabe-se que a disbiose leva a vários problemas e desordens metabólicas no nosso corpo e ela acontece principalmente no intestino e na boca.


* O que é Disbiose Intestinal?


As bactérias precisam de nutrientes para o crescimento e reprodução e é no intestino grosso onde elas encontram o substrato ideal. São os alimentos não digeríveis pelo nosso corpo como as fibras e o FOS.


Elas fermentam estes resíduos que não foram digeridos e levam a produção de ácidos graxos de cadeia curta que estão envolvidos no metabolismo colônico e hepático, ajudando assim na regulação de gorduras e açúcares. Há formação também de ácido lático que tem efeito de diminuição do pH intestinal e estimula a síntese de novas células pelo intestino.


Os FOS tem ação contra câncer de intestino, ajuda a controlar a glicemia, a recuperar o intestino depois de diarréia inclusive a diminuir a incidência e a regula a expressão gênica que está relacionada com o aparecimento de inflamação e diversas doenças.


Os FOS estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo e mel.





Imagens:
www.jornale.com.br
www.tatinew.wordpress.com

2 comentários:

lucidreira disse...

Grande dica, a postagem tem um direcionamento fundamental para quem quer uma alimentação saúdavel.
Parabéns
Abraço

4/8/10
Ruiva disse...

Não sabia disso! Muito se fala é do iogurte nesse sentido de aumentar as "bactérias boas" do intestino, mas ainda bem que não é só ele que tem um papel benéfico e protector! É uma boa notícia já que aqui em casa abusamos de vegetais! =D

4/8/10

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO