Nutrição e Alergias Respiratórias - como melhorar o sistema imune

Por Ana Paula Fidélis Quem nunca teve um resfriado, ou uma rinite alérgica que não passa nunca? Pois bem, hoje vou falar de como a nutrição funcional pode melhorar a defesa do sistema imunológico e assim evitar o aparecimento das alergias respiratórias.

Qualquer alergia nada mais é que uma resposta que o sistema imune está fazendo perante a um invasor (antígeno). Vocês sabiam que este invasor não é somente vírus, bactérias ou fungos? São também alimentos!! A maioria das pessoas tem intolerâncias alimentares que respondem com alergias tardias. E o que é isso? É uma alergia que aparece depois de 3 a 4 dias que ingeriu o alimento, na forma de gastrites, enxaqueca, fibromialgias, dores musculares, depressão, obesidade, qualquer inflamação e milhões de outros sintomas e doenças.

Muitos alimentos são alergênicos para muitas pessoas, o nosso corpo responde diferentemente frente a um alimento quando entra para a corrente sanguínea. Por exemplo, tem pessoas que tem a resposta tardia de alergia quando consomem leite e derivados. O sintoma mais comum e geral desta alergia tardia é alergia respiratória, problemas respiratórios e aumento na produção de muco.

Já foi bastante documentado que os leite e derivados aumentam a produção de muco nas vias aéreas levando ao aparecimento de resfriados, asma, bronquites, rinites e outros.

O que pode ser feito para que o sistema imune não produza estas substâncias de forma crônica? - Nos períodos mais frios ou se a pessoa tem estas alergias respiratórias sempre, tentar diminuir a ingestão de leite e derivados;
- Aumentar as fontes de cálcio bem absorvidas pelo corpo que estão no brócolis, couve, gergelim, sementes, vegetais verde escuros e outros;
- Aumentar a ingestão de sucos verdes e pode ser colocado 1 folha de couve, de frutas vermelhas, abacate;
- Consumir mais sementes como de girassol e abóbora ricas em zinco, magnésio que vão melhorar esta resposta do sistema imunológico;
- Comer mais fontes de ômega-3 que está presente nos peixes como sardinha e atum, semente e óleo da linhaça dourada;
- Comer mais oleaginosas pois são ricas em minerais e vitaminas importantes para o sistema imune;
- E diminuir a ingestão de refrigerantes e produtos gaseificados pois são ricos em ácido fosfórico e levam a perda de minerais como o cálcio, diminuir a ingestão de farinhas brancas, doces, adoçantes, produtos industrializados, suplementações de marcas prontas e o consumo de gordura saturada e sal.

7 comentários:

Dra. Giuliana Esteves disse...

Olá!

Participei de uma conferência ontem sobre a vitamina D e o farmacêutico Henry Okigami demosntrou com muitos artigos científicos a importância da vitamina D para o sistema imune...que a recomendação deve ser de 1000 a 2000 UI.
Bem interessante.

Abraços

19/8/10
lu disse...

Dr. Giuliana

Tenho uma dúvida:
a dosagem recomendada de 1000 a 2000 UI, deve ser consumida por dia?
Obrigada pela informação.

Um abraço

24/8/10
Dra. Giuliana Esteves disse...

Oi Lu!
Segundo a conferência, sim. 1000 a 2000 UI por dia melhora consideravelmente o sistema imunológico. Se associado com correta ingestão de zinco e glutamina, melhora ainda mais.

25/8/10
Fabiana Santos disse...

Cada vez mais pessoas estão sendo acometidas por alergias respiratórias, e não só por alimentos, mas também pela poluição das grandes cidades, baixa umidade do ar no inverno, etc.

Gostei muito dessas dicas! Eu sofro também desse mal da alergia, principalmente no inverno, e quando o problema é na alimentação é pior ainda, porque fica bem difícil saber qual alimento está realmente fazendo mal.

28/8/10
Anônimo disse...

Dra,
Sobre a questão Alergia Alimentar,a quem interessar possa:

Estou tomando a Caralluma Fimbriata, da Uniflora, que adquiri comprando através do site Vip Natural. Tomo há mais ou menos 2 semanas mas interromperei o uso hoje porque não senti absollutamente nenhum resultado no que diz respeito ao prometido pelos anúncios acerca do produto e, principalmente porque tb, estou apresentando o que parece ser uma alergia. Como não uso nada diferente em 2 semanas, paralelamente à Caralluma, me faz crer que a alergia esteja sendo causada pelo produto. Embuste? Não sei afirmar. Comigo não deu certo. Não vou seguir usando, absolutamente, para me certificar do contrário, já que até aqui aconteceu como relato.

Att
Cristina

18/11/10
Lísia Sales disse...

Cristina,

eu também estou pesquisando sobre Caralluma e encontrei um texto na

BVS - Literatura Científico-Técnica

no end. de pesquisa:

http://search.bvsalud.org/regional/resources/mdl-17097761

Que além de outras informações continha a seguinte afirmação:

Caralluma extrato parece suprimir o apetite e reduzir a circunferência da cintura quando comparados com placebo durante um período de 2 meses.

1/12/10
Tony Ho disse...

Infelizmente o ar das grandes metrópoles, além da poluição tem muitos poucos íons positivos e negativos para combater vírus, bactérias, fungos e ácaros, afetando a saúde de crianças, idosos, gestantes, hipertensos, cardíacos, diabéticos e esportistas e todas as pessoas que sofrem de alguma alergia respiratória como asma, rinite, sinusite, bronquite, além de gripes, resfriados e pneumonia. Tente manter a casa limpa e colocar um bom purificador de ar nos quartos e verá como você e a sua família poderão respirar, relaxar e dormir melhor a noite. Procure um purificador que possua filtro de carvão ativado e o verdadeiro filtro HEPA, o mesmo utilizado em centros cirúrgicos e que consegue reter até 99,97% das impurezas acima de 0,3microns, sem efeitos colaterais e danos ao meio ambiente, sem contar na proteção comprovada da nossa pele contra a poluição do dia a dia.
Já existe no Brasil o purificador de ar da Sharp com tecnologia Plasmacluster. É um produto revolucionário e já comprovado por institutos de pesquisas independentes de vários países. O único purificador do mundo que emite íons positivos e negativos simultâneos (patente da Sharp), como na floresta, para atacar vírus, bactérias, fungos e ácaros diretamente no ar, no chão e nas paredes fazendo as pessoas necessitadas consigam viver com mais conforto e saúde. Este purificador já ajudou inclusive na prevenção e no combate à proliferação da gripe de frango em hospitais de Hong Kong/China. tony@qarbr.com.br

29/6/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO