Óleo de Cártamo




O Cártamo é uma planta oleaginosa já conhecida antes da Era Cristã sendo seus principais produtores mundiais de cártamo atualmente a China, Egito, Estados Unidos, Índia, México e Rússia. Seu nome se origina do hebraico (Carthamus tinctorius) que significa “tingir”. É utilizado na produção de corantes amarelados usados para tingir e aromatizar alimentos e medicamentos. Esse corante é obtido a partir de suas flores e substitui o açafrão na cozinha, sendo assim chamado de “açafrão bastardo”. Também é fonte de um corante vermelho usado na indústria têxtil.

Apresenta algumas propriedades medicinais. De suas flores secas é preparado um chá para tratar a icterícia e pedaços da planta adicionados a óleo de gergelim aquecido são usados para tratar dores reumáticas e artrite. Mas o seu grande trunfo para a saúde humana está no óleo extraído das suas sementes, rico em ácidos linoléico (ω-6) (70%) e oléico (ω-9) (30%).

O ácido linoléico, também conhecido por Ômega 6 (ω-6), é um ácido graxo que age de maneira positiva sobre o metabolismo de gorduras e proteínas. Ele pode ser encontrado em carnes vermelhas, laticínios e em grande concentração em peixes e frutos do mar, óleo de cártamo, óleo de girassol, óleo de soja (como em outros óleos vegetais) e nozes.

Os efeitos benéficos do consumo de óleo do cártamo mais estudados atualmente são redução do peso corporal, aumento do metabolismo, ganho de massa muscular, redução da aterosclerose, prevenção e tratamento de diabetes mellitus tipo 2, potencialização da mineralização óssea, modulação do sistema imune, efeito antitrombogênico, inibição de células cancerosas, diminuição das concentrações de colesterol LDL e glicose no sangue.

Na redução da gordura corporal, o óleo do cártamo age inibindo as enzimas lipogênicas (LPL) - que estocam a gordura - e estimulando a ação das enzimas lipolíticas - que queimam a gordura. Em resumo, a LPL transfere a gordura da corrente sanguínea para o interior das células que armazenam a gordura corporal. Quanto maior e mais intensa a atividade da LPL, maior o volume de gordura estacionado no corpo. Com o bloqueio da ação da LPL o organismo passa a utilizar o estoque de gordura como fonte de energia para a atividade muscular.

O óleo produzido através do processamento das sementes de cártamo também é rico em vitamina E, um potente antioxidante que previne o dano celular protegendo o organismo da formação do câncer e aterosclerose.

A quantidade recomendada para ingestão do óleo diariamente é de duas colheres de chá: uma no café da manhã e outra antes de praticar esportes. Esta recomendação é feita por comerciantes do óleo. Portanto é importante que o consumidor procure se informar melhor e aguarde mais estudos científicos para determinar a medida correta, evitando os possíveis efeitos colaterais existentes.


14 comentários:

Mônica Espinheira disse...

Já existe algum estudo que relacione o uso do óleo de cártamo a todos os benefícios citados?
Gostei muito da matéria!

8/8/10
Lunara disse...

Olá Monica!

Existem alguns poucos estudos a respeito do assunto. Alguns apresentam resultados controvérsos e diferentes de outros estudos, portanto é necessário aguardarmos mais informações. Não se sabe exatamente quais os efeitos colaterais que o consumo a longo prazo e em excesso desse óleo pode causar, além dos efeitos em quem não pratica atividade física. Por exemplo, uma hipótese a ser levantada é: ao reduzir a ação da LPL o óleo não favoreceria a formação de placas de ateroma por aumentar o tempo das "gorduras" no sangue? Recomendo a leitura deste artigo científico do qual tirei algumas informações. Abraços!!

http://www.nutrilatina.com.br/linolen/docs/material_cientifico_ago2008.pdf

9/8/10
gleide disse...

Oi meu nome é Gleide tenho 44 anos e faço musculaçao, pilates, corrida entre outras coisas. Só que não consigo fazer musculo, fui vegetariana por 4 anos tive de voltar a comer carne por meu organismo não conseguir metabolizar a vitamina B6 sintetica e não consigo baixar meu peso (tenho 1,56 m e peso 58 Kg).O oleo de cartamo pode me ajudar?

7/10/10
Anônimo disse...

gostaria de perde peso sera que consigo com o oleo,posso perde quantos quilo num mês,sei que pode sre de vagar mas é contatado alguem que já perdeu.

27/11/10
Anônimo disse...

oi eu tomo oleo de cartamo a 2 meses e fazia academia no 1°mes, eu consegui eliminar 7 kilos,nao precisei cortar nada da minha alimentação,so regulei os horarios e diminui as quantidades de alimentos.nao faço mais academia e nem dieta e continuo tomando o oleo de cartamo,e percebi q continuo emagrecendo. estou muito contente com os resultados.

22/3/11
Fabiana Taubaté disse...

O efeito é muito satisfatório, já tomei outros para mesmo fim mas estou feliz com o óleo de cartamo homeopático que faz menos mal ainda.

Compro nesta farmacia que eles entregam em casa! http://www.farmaciashd.com.br/Funcionais_Farm%C3%A1cias+HD_%C3%93leo+de+C%C3%A1rtamo+com+100+c%C3%A1psulas+44106

29/4/11
Jeane Braga disse...

Parabéns pelo artigo. Visite meu blog também.

http://www.oleodecartamo.org/

Beijos.

4/7/11
Anônimo disse...

oi meu nome e dayana e gostaria de saber se o oleo de cartamo ele faz o que no organisno da gente aumanto de ir no banheiro

3/12/11
Anônimo disse...

Olá eu tenho 16 anos e queria saber se posso tomar o óleo de cártamo sem problemas? se puderem me responder...

6/12/11
Anônimo disse...

Oi meu nome é Lucas tenho 16 anos e gostaria de saber se posso tomar óleo de cártamo sem problemas? agradeço se puderem me responder...

6/12/11
Equipe Dicas de Nutrição disse...

Olá Lucas, acredito que não tenha problema porém procure uma nutricionista para adequar sua dieta assim você chegará ao seu objetivo mais rápido e com acompanhamento!

6/12/11
Anônimo disse...

oi estou amamentando posso tomar ese oleo de cartamo?

6/3/12
Equipe Dicas de Nutrição disse...

NÃOOO... a alimentação da nutriz deve ser bem natural, saudável. Procure pela Nutricionista mais próxima de você!!!

7/3/12
tutuca cintra disse...

Minha experiencia com cártamo manipulado foi decepcionante. Era como tomar placebo. Hoje estou tomando CLA de verdade, importado, com resultados excelentes e gastando menos de vinte reais por mês. Compro no site da HealthDesigns o TONALIN da Natrol (60 cápsulas de 1200mg), por 11 dolares com frete para o Brasil. Quem quiser se aventurar aproveite o cupom 5233151 para conseguir um bom desconto. Aí é só ter um pouco de paciência e esperar chegar. Fica a dica.

27/4/12

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO