Morango | Nutrição e Beleza

http://encaracoladas.blogspot.com



É difícil resistir ao aroma e sabor desta fruta vermelha tão linda que é o morango. Mas esta pequena fruta vai muito além de sua aparência e sabor, é rica em diversas vitaminas, minerais e fibras.

Seus nutrientes são:
*Vitamina C;
*Compostos fenólicos;
*Bioflavonóides;
*Fibras solúveis e insolúveis.

Seus benefícios são os mais diversos, tornando esta fruta muito poderosa.

Dentro todos os seus benefícios temos:

*Efeito estimulante do apetite;
*Facilitação da digestão;
*Aumento de resistência às infecções;
*Ação anticancerígena;
*Contribui para a diminuição do colesterol ruim;
*Evita constipação;
*Ação antioxidante;
*Efeito diurético;
*Ação antiinflamatória em reumatismo e gota;
*Ajuda no desenvolvimento e regeneração dos músculos, pele, ossos e dentes;
*Ajuda na formação do colágeno;
*Contribui para cicatrização de ferimentos;

Apesar de todos os benefícios devemos tomar cuidado com o consumo indiscriminado do morango. As sementes dessa fruta contém fibras insolúveis que podem ser prejudiciais para pessoas com distúrbios intestinais como a diverticulite e com predisposição a desenvolver pedras nos rins. Por isso, recomenda-se a ingestão regular sem exageros, sob a orientação de um nutricionista.
Para maior proveito de seus benefícios é indicado que o morango seja consumido inteiro e in natura. Pode-se consumir também, além de seu fruto, a raiz cozida e as folhas. A raiz é diurética e adstringente, já as folhas são ótimas para combater a diarréia crônica.

Mais uma vantagem do morango é que 100g da fruta crua possui apenas 32 calorias, sendo ótima opção para uma leve.

Quando o morango está temperatura ambiente lembre-se que sua conservação será de apenas dois dias. Já sob refrigeração abaixo de dez graus sua duração é muito maior.

Mas o morango tem outras utilidades além do consumo, podemos utilizá-lo para o tratamento dos cabelos, pois também possui altas concentrações de queratina, lipídeos, minerais e proteínas de seda ajudando na revitalização dos fios, deixando-os brilhantes, sedosos e prevenindo a queda. É usado também em cosméticos para a pele, onde terá ação desintoxicante livrando-a dos radicais livres e estimulando a circulação sanguínea para que fique mais macia. Já os sais minerais farão com que a pele se mantenha hidratada.

Faça a receita da geléia do morango;

Fontes: 


0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO