Soja Preta


A soja preta é um excelente aliado à saúde, rica em isoflavonas e antocianinas, substâncias importantes para benefícios que serão descritos abaixo:

- Emagrecimento


A casca da soja preta tem um fitoquímico, a antocianina. Estudos comprovaram que essa substância age nos adipócitos (células de armazenamento de gordura no corpo) ajudando na produção de uma substância que queima a gordura armazenada nessas células e reduz a síntese de novos ácidos graxos e colesterol, provocando o emagrecimento.


- Inibidor de fome


A farinha da soja preta tem alto teor de fibras responsáveis por dar saciedade.


- Aumenta a disposição


É rica em proteína, substância essencial para transportar as vitaminas no corpo, combatendo a fraqueza e a anemia.


- Evita doenças


A isoflavona é antioxidante e, portanto, anticarcinogênica.
As antocianinas previnem o câncer de mama e também ajudam a reduzir os níveis de LDL (colesterol ruim) e melhoram os valores de HDL (colesterol bom), amenizando o risco de doenças cardíacas, como infarto e trombose. O zinco combate gripes e resfriados, pois melhora o sistema imunológico. Além disso, as fibras solúveis previnem contra diabetes e auxiliam na redução triglicérides. É também rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes.

- Previne rugas


As isoflavonas e as antocianinas são antioxidantes, ou seja, agem contra os radicais livres e retardam o processo de envelhecimento da pele.


- Combate a TPM e sintomas da menopausa


Assim como a soja amarela, a preta também possui isoflavonas, que aliviam a tensão pré menstrual e também os sintomas da menopausa.


A farinha de soja preta pode ser acrescentada à sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos. Na forma de grãos, pode ser utilizada cozida como feijão, em sopas ou saladas.


Além da soja preta, outros alimentos possuem anticianina, como açaí, cranberry, amora, cereja, cascas da uva roxa e jabuticaba.


Dra Giuliana Bastos Esteves
Nutricionista
www.nutrigiuliana.com.br

2 comentários:

lucidreira disse...

Não conhecia! É novidade pra mim. Suas dicas são preciosas.
Abraço

23/9/10
Dra. Giuliana Esteves disse...

Obrigada!
Sempre bom ser fonte de conhecimento que pode melhorar a saúde das pessoas.

Abraço!

24/9/10

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO