Emagrecendo para o Verão

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Na semana passada foi exibida a matéria com 10 dicas para você se preparar para o verão sem radicalismos.
Segue abaixo mais dicas para chegar no verão com um peso saudável!

1) Mesmo quando comemos um fast food (comida rápida) ou nos restaurantes por quilo, já temos opções mais saudáveis de cardápio, porém precisamos procurar por eles e, mais ainda, criar essa cultura. Se você não tiver opções saudáveis para se alimentar perto do trabalho, resgate a idéia de levar a marmita com refeição ou um lanche frio saudável.

2) É importante fracionar a alimentação em 5 a 6 refeições diárias: café da manhã, almoço, jantar e lanches de intervalo. Deve-se comer a cada 3 ou 4 horas.

3) Devemos nos alimentar em ambiente agradável, sem brigas ou discussões, pois é a hora de unir a família e os amigos, e não resolver problemas ou discutir a relação.

4) Existem alimentos chamados de confort foods, que nos remetem às lembranças do passado, da nossa infância, a sabores e aromas inesquecíveis. Entretanto, não devemos usar os alimentos como prêmios ou recompensas, ou para resolver problemas e frustrações. Observe se a sua fome é verdadeira, se é gula ou se você está compensando a ansiedade ou tristeza com a alimentação.

5) Coma devagar, mastigando bem os alimentos para saboreá-los, auxiliar na digestão e sentir a saciedade (ausência de fome) de forma mais precoce. Pouse os talheres no prato, leve o guardanapo à boca, olhe ao seu redor e curta o momento mágico que é o da refeição. Não coma em pé e nem olhando para o relógio.
Não importa se o cardápio é simples ou requintado, arrume a mesa com uma toalha bonita, coloque uma flor e os alimentos nas travessas, ou monte um prato bem nutritivo. Você merece!

6) Se permita provar novos alimentos ou reinvente aqueles que já conhece. A alimentação saudável não é para ser ruim, sem cor e sem sabor, muito pelo contrário.

7) Enquanto se alimenta não leia, veja televisão, trabalhe, use o computador ou dirija. Preste atenção ao que está comendo e em que quantidades.

8) Você vai a uma festa, casamento ou churrasco. Que maravilha! Antes de sair de casa faça um lanche, pois podem demorar muito tempo para servir e a sua fome ficar como a de um leão.
Antes de começar a comer, nessas situações, veja o que tem e selecione o que de fato quer comer, sem exagerar. Lembre-se não será a última vez que receberá um convite, portanto não precisa abusar!

Gostaria de concluir a nossa conversa com a definição de dieta, que vem do grego diaíta, que significa “modo de vida” “comportamento”. Por isso, ela não tem caráter transitório, não é passageira e sim devemos ter uma dieta saudável pela vida toda.

9) Há sim, não se esqueça que a atividade física ajuda no controle de peso, mas não exagere na dose. Se fizer muito exercício sentirá muita fome e/ou pode ter alguma lesão.

Boa sorte a todos (as) e desejo que no verão você esteja sem os quilos a mais e com saúde!


2 comentários:

chris disse...

Amei seu blog aqui é tudo muito interesante estou te seguindo e estarei sempre por aqui!!

http://culinariachrisgipebube.blogspot.com/

bjs da christina

31/10/10
Dra Kilza Miranda disse...

Olá Chris boa tarde!
Seja bem-vinda!
Muito bom o seu blog, parabéns!

1/11/10

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