Pular para o conteúdo principal

O que ingerir antes, durante e após o exercício?

http://www.ramfit.com.br

Continuando a matéria: Hipertrofia Muscular.
Vejamos a nutrição e seu papel no pré, durante e pós-exercício.


Sugiro que leiam as matérias: 



PRÉ-EXERCÍCIO
Antes do exercício é importante o consumo de carboidrato, pois sem o glicogênio o organismo utiliza a proteína da massa magra do corpo para usar como energia, isso gera fadiga e cansaço, além de consumir a massa magra. A proteína intacta ingerida antes do treino é adequada quando houver um espaço de pelo menos uma hora e meia entre a alimentação e a atividade física devido sua digestão lenta. Por outro lado, quando a proteína esta na sua forma hidrolisada sua absorção é mais rápida e eficiente pelo organismo podendo ser administrada mais próxima do treino. Assim como as proteínas, o consumo de lipídios também é digerido de forma lenta, sedo assim consumi-los próximo a atividade física, pode causar mal-estar, como desconforto gástrico, flatulência e distensão gástrica atrapalhando o desempenho físico.
De modo geral antes dos treinos a alimentação deve ser basicamente composta de líquidos na quantidade suficiente para manter hidratação, pensando em facilitar o esvaziamento gástrico, a mesma deve ser pobre em gorduras e fibras, logo, rica em carboidratos para manter a glicemia e maximizar os estoques de glicogênio, moderada na quantidade de proteína e deve fazer parte do hábito alimentar do atleta. (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2009).
Recomenda-se não apenas o consumo de carboidratos, mas também o consumo de proteínas, que quando combinados de potencializam a liberação de insulina, além de permitirem uma recuperação mais rápida após o exercício (Netto, 2005).

DURANTE O EXERCÍCIO
Os exercícios de longa duração intensos, aeróbios ou intermitentes são os mais beneficiados pelo consumo de carboidratos durante treinamentos e provas (McArdle; Katch; Katch, 2003; Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2003; Rosa, 2004; Bacurau, 2005).
Fatores como a intensidade e duração dos exercícios, sexo dos atletas e o estado nutricional inicial são determinantes para recomendação de energia a ser consumida durante os treinos e competições. Sendo assim, utilizam-se os carboidratos como fornecedores de energia principalmente na situação de maior intensidade dos exercícios. Já quanto às gorduras, tendendo a se tornar mais expressiva quando a atividade se prolonga e se mantém em intensidade francamente aeróbia. Com isso, a proporção de energia obtida por meio de gordura tende a diminuir quando a intensidade de exercício aumenta, exigindo assim, uma participação dos carboidratos ainda maior. A proteína contribui para a manutenção da glicose sanguínea, principalmente por meio da gliconeogênese hepática, tem uma participação aumentada devido uma maior duração do exercício (Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, 2009).
        
PÓS-EXERCÍCIO
A oferta de carboidrato imediatamente após o exercício físico estimulará a liberação de insulina que participará na ativação de uma série de reações envolvidas no anabolismo muscular. A associação de carboidrato e proteína é mais eficiente no processo de síntese protéica e na manutenção dos níveis plasmáticos de glutamina. A oferta de glutamina serve como substrato energético de células do sistema imune (Netto, 2005).
O ideal é utilizar a proteína após o treino, preferencialmente até duas horas após para favorecer a recuperação e a síntese protéica muscular. A proteína é o regulador mais importante do metabolismo protéico. Segundo Bilsborough e Mann (2006), não só a quantidade protéica, mas a composição deve ser levada em consideração.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACSM, ADA. Med Sci Sports Exercise 2000;32:2130-45.

Henrique, M.; Ceola, J.; Tumelero, S. Grau de hipertrofia muscular em resposta a três métodos de treinamento de força muscular. Revista Digital. Buenos Aires. Vol. 13. Num. 121. 2008.

McArdle, W. D; Katch, F. I; Katch, V. L. Fisiologia do Exercício – Energia, Nutrição e Desempenho Humano. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2003.

Netto, R.S.M. Estratégias nutricionais para hipertrofia muscular. Nutrição Saúde & Performance. CIDADE. Vol. 6. Num. 28. 2005. p. 9-15.

Rosa, L.F.B.P.C.R. Carboidratos. In: Lancha, J.R.A.H. Nutrição e Metabolismo aplicados à atividade motora. São Paulo. Atheneu. 2004.

Tirapegui, J.; Mendes, R.R. Introdução à Nutrição e à atividade física. In: Tirapegui, J. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. São Paulo. Atheneu. 2005.

Uchida, M.C.; Aoki, A.S.; Navarro, F.; Tessutti, V.D.; Bacurau, F.P. Efeito de diferentes protocolos de treinamento de força sobre parâmetros morfofuncionais, hormonais e imunológicos. Revista Brasileira de Medicina do  Esporte. São Paulo. Vol. 12. Num. 1. 2006. p. 21-26.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas