Preparando para o verão sem radicalismos

http://www.revistaplasticaeestetica.com/



Passamos o inverno ingerindo alimentos e bebidas mais calóricas.
Quem resiste a um fondue, vinho, chocolate quente e tantas outras gostosuras!
Ao mesmo tempo nos escondemos debaixo dos casacos!
E como está mais frio dá aquela preguiça de fazer atividade física!
Adivinha o que acontece?
Engordamos, é claro!!!!!!!!!
Mas, chega a primavera...
E depois chegará o verão e as pessoas estão apavoradas para correr atrás do prejuízo.
O perigo é fazer loucuras para emagrecer.

Vamos dar algumas dicas de como ter uma alimentação saudável.
Não é preciso declarar guerra à fritura, doces e sorvetes, mas sim dar preferência a alimentos mais saudáveis no dia a dia e não exagerar nos alimentos mais gordurosos, doces ou salgados. 

Tudo com bom senso e moderação.

1)   Antes de ir ao supermercado faça uma lista dos alimentos realmente necessários, e só compre o que está escrito. Nunca vá às compras com o estômago vazio!

2) Se você tem dificuldade para controlar as quantidades dos alimentos que vai comprar leve a quantia de dinheiro suficiente, nem mais nem menos. Cuidado com cartão ou cheque, pois nos liberam para gastar mais do que o que deveríamos.

2) Nunca vá às compras de alimentos se estiver triste ou com fome, pois quando estamos assim compramos alimentos com mais calorias ou exageramos nas quantidades, até mesmo dos menos calóricos. Nessas situações o melhor a fazer é se distrair com outras atividades, que não sejam mastigatórias, até ficar mais calmo (a).

3) Se você mora só deve comprar os alimentos em menores quantidades ou dividir as quantidades com alguém.

4) Caso você more com amigos, e “divide” a geladeira e o armário da cozinha, não se esqueça de que terá que dividir também esses espaços com eles. Isso o ajudará a não se empolgar nas compras.

5) Não caia no velho golpe do “leve 4 e pague 3”. Nessa situação, ou o alimento acaba estragando ou o consumimos em grande quantidade, para que não estrague. Lembre-se de que você não é armário de cozinha, geladeira e muito menos lixeira!

6) Na sua lista de compras inclua verduras de folhas, legumes, frutas, carnes e laticínios magros (leite, iogurte ou queijo), cereais de preferência os integrais e feijões. 

Com uma alimentação saudável teremos condições de emagrecer os quilos que ganhamos no inverno.
Existem também os alimentos funcionais que devemos incluir na nossa lista de compras, como: aveia, semente de linhaça triturada, iogurte, azeite de oliva, soja, frutas vermelhas, uva ou suco de uva, peixes (sardinha, salmão, atum, cavala, namorado,...), oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas). 

Lembre-se de que não existem alimentos milagrosos ou nutrientes poderosos, mas o certo é ter sempre uma alimentação variada e saudável.

Faça a receita: Mix de Sementes

7) Caso você vá adquirir alimentos industrializados opte pelos que tenham menores teores de sódio (para não ficar inchada), de gordura e de calorias.

8) Selecione sempre alimentos de boa procedência, nutritivos, coloridos, saborosos e saudáveis, porque nós somos e seremos sempre aquilo que comemos! Faça um prato bem colorido, arco-íris, para que tenhamos vitaminas e minerais de forma adequada. Varie o cardápio o máximo possível, pois ninguém merece comer todo o santo dia a mesma coisa.

9) Inicie a refeição pela salada com verduras e legumes crus temperados com azeite de oliva com limão ou com vinagre ou com aceto balsâmico. Evite os molhos prontos e os à base de maionese comum. Depois, sirva-se do arroz com feijão, verdura ou legume cozido ou refogado, um tipo de carne magra e uma fruta como sobremesa. Não corte e/ou cozinhe demais as verduras e legumes para que tenhamos mais fibras. 
Evite o consumo excessivo de líquidos às refeições e, caso o consuma, não ultrapasse a um copo pequeno. Não use muito sal na comida e evite o saleiro à mesa. Para realçar o sabor dos alimentos não nos faltam temperos e ervas naturais.

10) Se você já tem bastante apetite evite usar prato e/ou toalha de mesa ou jogo americano de coloração amarela, pois essa cor faz a pessoa sentir mais fome. Por outro lado, a cor vermelha faz a pessoa comer mais rápido, o que não é bom para ninguém, principalmente quem quer emagrecer.

No dia 12 de outubro, confira mais 8 dicas para o verão!

Se desejar receber todas as atualizações do site, cadastre seu email abaixo:


Cadastre seu email:


Delivered by FeedBurner


3 comentários:

Adriana Campos disse...

aqui chegou o outono ,e eu comecei a malhar para o próximo verão não fugir da püiscina do clube.ótimas dicas!

5/10/10
Anônimo disse...

Adriana,
obrigada!
Espero que com essas dicas e a atividade física você se prepare para a piscina do clube e para curtir o verão com bastante saúde.
Adriana Ávila

5/10/10
Anônimo disse...

Se você já tem bastante apetite evite usar prato e/ou toalha de mesa ou jogo americano de coloração amarela, pois essa cor faz a pessoa sentir mais fome. Por outro lado, a cor vermelha faz a pessoa comer mais rápido, o que não é bom para ninguém, principalmente quem quer emagrecer.



Tem alguma explicação para isso??
Muito interessante.

5/10/10

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO