Citrus aurantium | Laranja Amarga

Por Adriana Ávila

A laranja é originária da China, foi levada para a África, introduzida na Europa na Idade Média e veio para as Américas na época do descobrimento. Na Escócia é muito usada para fazer um doce que se chama marmelade. Pertence à Família das Rutáceas. É uma árvore, com copa densa e esférica, de pequeno a médio porte, atingindo de 6 a 10 metros de altura.

A Citrus aurantium L, também conhecida como laranja-amarga, contem vitaminas (vitamina C), minerais (potássio) e fibras alimentares (pectina). Atribuem a ela a capacidade de ativar o metabolismo, queimar gordura e aumentar a saciedade, por isso tem sido utilizada com a finalidade de emagrecimento. Isso ocorre pela ação de uma substância chamada Sinefrina. Fora isso, são a ela apregoadas as propriedades digestivas, com a melhora na digestão e na proteção ao estômago, além do bom funcionamento intestinal.

Seu uso é contra-indicado para hipertensos, gestantes e lactantes, diabéticos e pessoas em tratamento com inibidores da MAO.

No mercado, a Citrus aurantium L é encontrada em pó, em cápsula ou em chá.

Se utilizada deverá ser acompanhada de uma boa hidratação bem como de uma alimentação saudável e equilibrada.

Fontes consultadas:

  • Rose Aielo Blanco: jornalista, escritora e editora do www.jardimdeflores.com.br.
  • Marcelo Dutra Arbo: mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Farmácia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, 2008.
  • www.plantamed.com.br; PMID: 16436104 [PubMed - indexed for MEDLINE]; www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/Encyclopedia of Dietary Supplements, 2007.



1 comentários:

celso disse...

Parabens pelas dicas. Bom fica a minha dica para complementar, onde encontrar o citrus aurantium. eu compro diretamente pelo site deles www.citrusaurantium.com.br indico abraco

24/2/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO