Feijão: companheiro diário do Brasileiro

Por Mariana Fantini

Hoje falaremos de um alimento que está presente na mesa do Brasileiro diariamente, o FEIJÃO.

O consumo correto do feijão tem muitos benefícios como:

  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e colesterol por ser rico em fibras;
  • Ajuda a evitar anemia por ser fonte de ferro;
  • Também ajuda a reduzir a incidência de câncer e faz bem para a pele por ser constituído de substâncias antioxidantes;
  • Devido a presença da faseolamina há menor absorção dos carboidratos com conseqüente diminuição de ganho de peso e manutenção da glicemia;
  • Através dos carboidratos ajuda a manter o funcionamento correto do corpo.

Quando se mistura esse grão com arroz temos uma proteína bastante completa, pois um complementa o que falta no outro. O consumo correto é de três porções de arroz para uma de feijão.

Pessoas com problemas intestinais como diverticulite não são recomendadas ao consumo de feijão, pois pode ocorrer excesso de produção de gases e causar desconforto.

Como todos os alimentos, recomenda-se que o feijão seja consumido moderadamente. Particularmente, o consumo excessivo de feijão pode causar distensão abdominal e flatulência, causando sensação desconfortável.

A recomendação de ingestão diária de feijão varia de 2 a 4 porções, de acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira. Eu recomendo sempre, aos meus pacientes sem restrições alimentares, que consumam quatro porções de 70 gramas, diariamente.

Mas nós temos uma gama imensa de tipos de feijão. As diferenças nutricionais existem somente no Feijão Branco e mesmo assim não são tão grandes. Portanto, qualquer feijão que consuma trará benefícios à sua saúde. Entretanto, não esqueça de consumir com moderação.

Consuma alimentos saudáveis e corretamente.

http://www.nestle.pt/bemestar/presentation/nutricao/Alimentos.aspx?id=227

http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/fab.php

http://www.nutricaoemfoco.com/2009/01/23/feijao/




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