Acne: será que a alimentação influencia?

Por Dr Ana Paula Fidélis. A acne ou então chamada de espinhas tem fatores variados podendo ser genéticos, alimentares, estilo de vida, poluentes ambientais, estresse, deficiência de minerais e vitaminas, consumo de bebidas alcoólicas e outros.

O aparecimento de acne se dá através do entupimento dos poros da pele e com consequente aumento de crescimento bacteriano. Ela pode formar pus ou não. As causas deste aparecimento são resistência a insulina, síndrome do ovário policístico, desregulação hormonal, alterações hormonais na puberdade e inflamação. O consumo de gordura saturada, alimentos com alta carga glicêmica (são alimentos que elevam muito o açúcar no sangue), ingestão de leite e derivados agravam muito a acne e levam ao seu aparecimento.

Vários estudos apontam o leite e derivados como causador importante do processo da acne. Muitos estudos mostram o poder de alergenicidade da proteína do leite e o aparecimento da inflamação, outros reportam o índice de insulina como causador porque estes alimentos tem o poder de aumentar a insulina no nosso corpo, fazendo com que haja uma maior absorção de açúcares e gorduras, aumento de hormônios que levam ao aparecimento de acne e desregulação na ingestaão de carboidratos.  Além disso o leite e derivados são ricos em hormônios, iodo o que atrapalha o funcionamento interno correto.

Como a acne está presente principalmente em adolescentes ela ainda é agravada pelo consumo inadequado de alimentos destas pessoas. O consumo de leite com achocolatados, pão branco, sanduíches, gorduras, álcool, balas, doces, sorvetes, pobre em vegetais, verduras e fibras contribuem muito para o aumento da acne.
A acne em pessoas adultas tem muita relação com alteração hormonal, inflamação e alergenicidade de algum alimento. É muito importante a investigação para que haja melhor tratamento.

A questão do chocolate e das oleaginosas é relativa. Por isso sempre relato a importância da individualidade bioquímica. Estes alimentos podem ser causadores de acne para certas pessoas mas não para todas. O que influencia aqui é a alergenicidade dos mesmos. 

Algumas dicas são muito interessantes para quem quer diminuir a inflamação da acne e até mesmo seu aparecimento:

- Sempre ingerir frutas, verduras e legumes variados;
- Beber no mínimo 2 litros de água durante o dia;
- Aumentar o consumo de peixes;
- Fazer uso de fibras como aveia, fibra de maracujá, linhaça e outros;
- Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
- Consumir clorofila sendo a couve prinicpal fonte;
- Evitar sempre produtos de padaria, alimentos industrializados, refrigerantes, suco em pó, leite e derivados.

Para melhores resultados não tente fazer sozinho, vá ao nutricionista funcional!

4 comentários:

+25 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
+25 disse...

Realmente uma boa alimentação faz toda a diferença, a pele fica muuuito melhor!!

Bjos
Sagitária
http://mais25.blogspot.com/

14/12/10
Ministério da saúde disse...

Olá, blogueiro(a)!

Nesta semana o mundo todo celebra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Abrace essa causa! Milhões de pessoas lutam, todos os dias, com um grande problema: o preconceito. Viver normalmente com o vírus HIV é possível, é real, e está cada vez mais comum.

Utilize seu blog, seja parceiro dessa campanha, e mostre a todos que você também acredita em um mundo onde SOMOS IGUAIS!

Assista e divulgue o vídeo da campanha: http://bit.ly/hiJ1rn

Acesse: www.todoscontraopreconceito.com.br

Para ter acesso ao material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

Obrigado!
Ministério da Saúde
Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

14/12/10
cleo disse...

Eu dou prova que é verdade esta relação lactose e acne. Posso dizer hoje que sofri deste mal dos 13 aos 35 anos até que um belo dia resolvi não consumir mais nada lácteo, nem iogurte, e tive uma resposta incrível do meu organismo. Estou livre da acne. A pele está menos oleosa e já dá até pra pensar em fazer um peeling pra corrigir as marcas deixadas pelas espinhas q não iam embora nunca...

2/1/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO