Pular para o conteúdo principal

Anorexia Nervosa


A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar de ordem psicológica caracterizada pela busca incessante pela magreza através de uma rígida e insuficiente dieta alimentar. As pessoas anoréxicas apresentam um medo intenso de engordar mesmo estando extremamente magras. Em 90% dos casos, acomete mulheres adolescentes e adultas jovens, na faixa de 12 a 25 anos. Tem sido enfatizada, em debates populares, a importância da mídia para o desenvolvimento de desordens como anorexia e bulimia, por alegadamente promover uma identificação da beleza com padrões físicos de magreza acentuada. A anorexia possui um índice de mortalidade entre 15 a 20%, o maior entre os transtornos psicológicos, geralmente matando por ataque cardíaco, devido à falta de potássio ou sódio (que ajudam a controlar o ritmo normal do coração).

Apresenta dois subtipos: restritiva e purgativa. A restritiva é caracterizada pela ingestão alimentar insuficiente ou nula. Já na purgativa, o indivíduo utiliza meios de expulsar os alimentos ingeridos sendo por uso de laxantes ou indução ao vômito.

As principais causas da anorexia consideradas hoje tem fundo genético: sugerido por estudos com irmãs gêmes. Influência dos pais: que geralmente apresentam níveis mais elevados de perfeccionismo e preocupação com a forma física. Comportamento exageradamente perfeccionista: busca por padrões de conquista e realizações notavelmente altos, necessidade de controle, intolerância a "falhas" ou "imperfeições". Alguns estudos sugerem que, apesar de uma inteligência média na faixa regular, anoréxicas possuem níveis mais altos de performance escolar e envolvimento acadêmico, o que sugere que o perfeccionismo nelas presente não se limita a temas relacionados apenas com comida e forma corporal. Outros traços obsessivos-compulsivos: notados na infância, principalmente inflexibilidade, forte adesão a regras estabelecidas, observação dos padrões mantidos por autoridades, dentre outros. Incidência de abuso físico ou sexual, especialmente na infância: experiências traumáticas, em especial se relacionadas à sexualidade, têm potencial desestruturante da personalidade, da auto-imagem e da auto-estima, podendo resultar em alterações da percepção sobre as mudanças corporais e psíquicas experimentadas durante fases de transição ao longo do ciclo vital.

Algumas conseqüências da anorexia são desnutrição, desidratação, amenorréia (ausência de menstruação) e infertilidade em casos crônicos, danos intestinais e renais (pelo uso excessivo de laxantes e diuréticos), anemia, queda no rendimento escolar, osteoporose, queda de cabelo, cáries, problemas cardíacos, constipação e obstrução intestinal.

O tratamento é feito por uma equipe que envolve psicólogo e/ou psiquiatra, médico e nutricionista. Além do aconselhamento psicológico o paciente terá tratamento farmacológico e acompanhamento nutricional que juntos são capazes de reverter o distúrbio alimentar tratando a mente, o corpo e o comportamento.

Foi divulgada hoje pela mídia a morte da modelo francesa Isabelle Caro, de 28 anos, internada por problemas respiratórios. A modelo, que era anoréxica desde os 12 anos, chocou em sua campanha antianorexia em 2007, ao posar nua para o fotógrafo italiano Oliviero Toscani. A campanha de Isabelle chegou aos outdoors durante a semana de moda de Milão e foi banida por um órgão regulador italiano.

Conheça outros Transtornos Alimentares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes