Lichia

Por Adriana Ávila CRN 3 - 2816

A lichia (Litchi chinensis Sonn), conhecida como o morango chinês, pertence à família Sapindaceae. A lichieira pode atingir de 15 a 20 metros de altura. O fruto, se encontra em cacho, tem forma e tamanho variáveis, podendo ser redondo, oval ou cordiforme, atingindo até 5 cm de comprimento por 4 cm de largura e o peso pode variar de 10 a 35 g por unidade. A casca é vermelho-brilhante quando o fruto está maduro, e tem aspecto rugoso. A polpa é gelatinosa, branca, translúcida e facilmente se destaca do caroço. A semente é marrom-brilhante, com tamanho aproximado de 10 a 18% do fruto.

Existem três subespécies de lichia: a chinensis, phillippenis e javanensis, entretanto somente a Litchi chinensis chinensis é de interesse econômico e, na qual, distinguem-se duas grandes raças: Lichia da água e a da montanha.

A lichia é originária da China e há séculos vem sendo cultivada. Posteriormente, foi levada para a Índia e outras regiões e atualmente, os maiores produtores são China, Tailândia, Índia, Estados Unidos (Flórida e Havaí) e Nepal. O primeiro local de cultivo desse fruto no Brasil foi na fazenda São José, Avaí, interior do Estado de São Paulo. Também é cultivada nos estados de Minas Gerais e Paraná.

A lichia pode ser consumida ao natural ou utilizada no preparo de sucos, doces ou compotas. Na Flórida (EUA) e na China é produzido o mel da lichia.

A lichia, tem baixo valor calórico, é fonte das vitamina C e do complexo B e dos minerais cálcio e potássio, além de conter bastante quantidade de água. Abaixo, encontra-se os valores nutricionais da lichia.

Porção de 100g (aproximadamente 10 unidades sem casca e sem caroço)

Valor energético

66 kcal

Carboidratos

16,53 g

Proteínas

0,83g

Gorduras

0,44 g

Fibras

1,3g

Cálcio

5 mg

Fósforo

31 mg

Ferro

0,31 mg

Potássio

171 mg

Vitamina C

71,5 mg

Tiamina

0,01 mg

Riboflavina

0,065 mg

Niacina

0,6 mg

Fonte: USDA.

Atribui-se à lichia as funções antioxidante e de fortalecimento do sistema imunológico.

A lichia tem se tornado uma fruta presente no período natalino no nosso país.

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO