Alimentação e Carnaval

Por Mariana Fantini

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS SOBRE O CARNAVAL

1) Que bebida é infalível para curar ressaca? E para desidratação?

Quando ingerimos álcool a produção de urina aumenta, levando o corpo à desidratação. Também há alguns componentes presentes nas bebidas alcoólicas que fazem com que sintamos dores de estômago e até intestinais.

Água é o líquido mais indicado para ingestão na manhã seguinte ao carnaval. Beba muita água durante todo o dia que segue a ingestão de bebida alcoólica, assim todos estes sintomas irão melhorar bastante.

Você também pode consumir suco de frutas natural e água de côco. Além de refrescar, as vitaminas e minerais presentes nessas bebidas irão ajudar a reequilibrar seu organismo.

2) Quais alimentos devem ser evitados durante o Carnaval levando em consideração o calor, as poucas horas de sono e a folia em si?

Evite todos os tipos de frituras e alimentos gordurosos como frango com pele e carne com gordura. Estes alimentos deixam o seu estômago “pesado” dificultando a digestão e dando moleza.

3) Quais bebidas devem ser evitadas durante os dias festa?

Sempre oriento que se deve evitar o consumo de álcool, não apenas pelas alterações que ocorrem no organismo, como já citei, mas porque também pode trazer outros “efeitos colaterais” como, alteração de comportamento, boca seca, fadiga, dor de cabeça.

Mas caso você não abra mão da cervejinha a orientação é que mulheres consumam uma lata e os homens duas, no máximo. Isso porque a mulher demora mais que o homem para processar o álcool no organismo.

4) Quais os alimentos indicados para que a pessoa aproveite melhor o Carnaval?

Um fator importantíssimo é a hidratação. Consuma 2 a 3 litros de líquidos (água, suco natural, água de côco) por dia antes, durante e após o carnaval.

Para comer prefira alimentos leves, com pouca gordura, para que não pese o estômago e não corra o risco de ganhar uns quilinhos extras. Prefira consumir carnes magras como peixes, frango sem pele, carnes sem gordura.

Antes de sair para a festa realize uma refeição rica em carboidratos (pão, arroz, macarrão, mandioca, batata) para ter mais energia.

Durante a festa não fique mais de 3 horas sem se alimentar fazendo lanchinhos com barrinhas de cereais, frutas (até mesmo as desidratadas).

Caso consuma álcool, intercale com ingestão de água e algo para comer (sementes: castanhas, azeitonas, amêndoas).

5) Como podemos evitar contratempos ‘estomacais’ durante o Carnaval?

Consuma alimentos saudáveis, não fique muito tempo sem comer e tenha muito cuidado com a higiene do estabelecimento em que irá comprar os produtos. Verifique se o estabelecimento tem uma boa higiene, porque além de uma dor de estômago pode levar a algo mais grave.

6) Se a pessoa passar mal, o que deve ingerir para melhorar e continuar a curtir?

Quando sentimos algo diferente devemos procurar orientação médica.

Mas se você exagerar na bebida ou comer pouco e sentir enjôo, tontura pode significar hipoglicemia, ou seja, pouco açúcar no sangue e excesso de álcool. Para melhorar os sintomas vá a algum lugar fresco, beba água, coma uma bala ou uma fruta ou qualquer alimento disponível que seja rico em açúcar.

Se os sintomas estiverem mais fortes e incluírem náuseas, vômitos e dor de cabeça prepare um soro caseiro para ajudar na hidratação e recuperação da energia. O ideal é consumir 1 litro por dia.

Receita de Soro Caseiro:

- 1 copo de água filtrada ou fervida;

- 1 colher de chá de sal;

- 3 colheres de chá de açúcar.

7) Vale a pena ter algum alimento, como por exemplo uma barrinha de cereal, na bolsa no caso de indisposição?

Sempre vale a pena. Além da barrinha de cereal pode ter na bolsa sementes como, amêndoa, castanhas, frutas in natura ou desidratadas. Sempre tenha em mãos algo leve e que possa ser usado como um pequeno lanche.

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