Cupcake de Chocolate


Os ovos de Páscoa já estão por toda parte. No entanto, vale lembrar que a versão tradicional da guloseima tem cerca de 30% de gordura e 47% de açúcar, combinação que pode interferir no curso de algumas doenças, como diabetes. Em contrapartida, o chocolate também traz benefícios, principalmente o tipo amargo, por conter maior concentração de cacau, alimento rico em antioxidantes. Quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate trará. Os flavonóides do cacau atuam no relaxamento dos vasos sanguíneos e  queda da pressão arterial.

O chocolate com pelo menos 70% de cacau é aliado da saúde cardiovascular, pois também reduz a oxidação do LDL, evitando que esse colesterol ruim se deposite na parede dos vasos sanguíneos.


Mas não é porque o chocolate meio amargo traz benefícios à saúde, que devemos abusar. Tudo sempre com moderação. Segue algumas receitas que levam chocolate meio amargo. Uma delas é a “febre” do momento: cupcake light. 


Ingredientes

Massa
60g de margarina light
1 ovo
100g de chocolate meio amargo picado
1/2 xícara de chá de leite desnatado
1 xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de cacau em pó
30g de uvas passa

Cobertura para decoração
150g de chocolate meio amargo
1/2 lata de creme de leite light
Cacau em pó para povilhar

Modo de preparo


Massa:
Bata a margarina com o ovo. Alterne o leite com a farinha de trigo e bata mais um pouco. Retire e misture o fermento em pó, o chocolate picado e as uvas passa. Coloque a massa em forminhas de empada untadas e polvilhadas com farinha de trigo e leve para assar em forno médio por cerca de 30 minutos. Desenforme.
Cobertura para decoração:
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria, depois de derretido acrescente o creme de leite e misture bem. Coloque a cobertura em uma bisnaga. Em cada cupcake, coloque uma pitanga da ganache e polvilhe com o cacau em pó. Sirva.

Rendimento: 30 unidades

Fonte:

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO