Sugestões para Lanches na Escola

Por Nicolas Gonçalves

Os hábitos alimentares saudáveis devem ser estimulados desde a infância, para que as crianças descubram e apreciem o sabor de frutas, legumes, verduras, alimentos integrais e outros que são fundamentais para uma nutrição adequada.

O exemplo de uma alimentação saudável deve partir dos pais, pois eles servem de exemplo para as crianças. Portanto, se quiser que seu filho consuma frutas, procure também ingerir e o estimule a fazer o mesmo.

Além disso, as crianças devem participar das escolhas dos alimentos. Procure levá-las ao supermercado, e peça que escolha um alimento da seção de hortifrutis. A participação dos pequenos não deve parar por aí: peça o auxílio deles na hora de montar a lancheira.


A seguir, algumas sugestões:

• Biscoitos integrais com sabor de maçã e canela, ou até mesmo cookies integrais com castanhas;

• Frutas secas, como maçã, abacaxi, banana passa;

• Pães integrais e barrinha de cereais;

• Sucos de frutas com pouco açúcar, bebidas lácteas e achocolatados, que devem ser armazenados em garrafas térmicas;

• Frutas que podem ser consumidas com casca ou fáceis de descascar, tais como maçã, banana, uva, tangerina, pêra e carambola.


Prepare um sanduíche natural com queijo branco e blanquet de peru. Para incrementar o recheio, misture 1 cenoura e 1 beterraba raladas e acrescente 1 colher (chá) de azeite, 1 colher (chá) de vinagre ou sumo de limão e sal a gosto.

Se a criança comprar o lanche na escola é preciso orientá-la para que faça a melhor escolha na hora da compra, dando preferência para os lanches naturais, assados, sucos naturais, chás ou água, o que nem sempre é fácil. Deve-se evitar o consumo de salgadinhos industrializados, bolachas recheadas, refrigerantes, balas e chocolates, pois, estes alimentos não contém os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Não se deve também proibir radicalmente o consumo destes alimentos tão tentadores às crianças, deve-se colocar regras e limites para um consumo consciente e moderado. A melhor forma de adequar à alimentação é desde o início da infância, para que nada se torne sacrifício e sim, hábitos saudáveis para a vida toda.

Abraços a todos!


0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO