Pular para o conteúdo principal

Use chocolate amargo na páscoa


Estamos a alguns dias da comemoração de um dos acontecimentos históricos mais importantes para a humanidade, onde recordamos todo o ato de morte e ressurreição de Cristo. Nesse período, princialmente para os mais religiosos, é comum ouvirmos falar sobre votos, promessas, restrição, certos sacrifícios da carne onde as pessoas deixam de praticar algumas atitudes, comer certos tipos de alimentos como por exemplo no famoso período da quaresma.

Estamos falando da Páscoa que significa um evento religioso cristão onde celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação e é importante nunca perdermos, nem deixar essa essência morrer dentro de nós.

Porém, todos sabem que devido a esse período, foi criado um costume milenar de pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento para os antigos. Como o meio comercial não tem nada a perder surge os famosos ovos de páscoa de chocolate, uma idéia que deu certo e rende muito dinheiro, afinal quem não gosta de chocolate? Sem contar que a cada dia os fabricantes inovam no sabor, qualidade e aparência desses produtos para chamar mais a atenção e aumentar as vendas.

Diante de tantas tentações, ofertas, guloseimas e calorias, como participar de tudo isso, aproveitando e não abusando demais adquirindo uma dor de cabeça pós páscoa?!

Quando falamos de chocolate sabemos que o cacau, que é um dos componentes usados para a fabricação do mesmo, tem seus imensos benefícios à saúde, porém em contra partida na composição do chocolate temos muita gordura e açúcar que em excesso podem nos trazer muitos males, como por exemplo o diabetes.

Diante disso a dica é: na compra do produto ficar atendo as informações nutricionais e optar pela classe do chocolate amargo que oferece maior quantidade de oxidantes.

Para ser mais claro, evitem os chocolates brancos e os chocolates finos, pois para todo esse sabor e fineza pagamos um preço. Em sua essência eles não usam o cacau em si, utilizam a manteiga do cacau o que significa que se ingere mais calorias sem nenhum ganho a saúde.

Então a dica é analisar os que têm maior concentração de cacau, sendo esses os chocolates amargos, pois os grãos do cacau são ricos em flavonóides, que são componentes vegetais com poderosas propriedades antioxidantes, como aquelas que encontramos no vinho tinto, quando utilizado a pasta boa parte desses valores se perdem. Mesmo assim o amargo deve ser consumindo com moderação, pois não estão livres das concentrações de açucares.

A recomendação diária é de cerca de 100 g, o equivalente a uma barrinha pequena.

Diante dessas dicas, avalie a hora de comprar seu chocolate e boa Páscoa a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Afinal quais são os alimentos constipantes e laxantes?

Dra. Judith Godoy Moreira Pereira – Nutricionista MG Alimentos laxantes indicados para quem apresenta constipação: abacate, abacaxi, abobrinha, acelga, agrião, alface, ameixa-preta e amarela, avelã, berinjela, bertalha, brócolis, compotas, castanha-do-pará, cenoura crua, cereais integrais, chicória, couve, creme de leite, embutidos, farinha de aveia, aveia em flocos, figo, fubá, frutas oleaginosas, frutas secas, geléia, gema de ovo, grão-de-bico, jaca, kiwi, laranja, lentilha, mamão, manga, morango, quiabo, tangerina, uva, vagem, inhame. Na constipação utilizar alimentos crus e folhas nas saladas. Farelos de trigo, farelo de arroz ou outra fibra integral natural, podem ser adicionados às refeições para aumentar o aporte de fibras totais da dieta. Alimentos constipantes indicados na diarréia:   Amido de milho, batata-inglesa, banana-prata, banana-maçã, cream cracker, cará, caju, cenoura cozida, cevada, chá-preto, creme de arroz, fécula de batata, goiaba, limonada, maçã, maisena,

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas