Benefícios do Abacate

            
O abacate é encontrado em todas as regiões que possuem solo fértil e calor. Sua safra vai de fevereiro a julho, porém é encontrado quase o ano inteiro em feiras livres e supermercados.
Seu sabor suave, nem doce e nem amargo; sua maciez, abundância e grande valor nutritivo muitas vezes não são valorizados devido ao seu grande teor de gordura e calorias que variam entre 170 a 180.
Porém, pesquisas vem desmistificando essa cultura provando que a gordura presente no abacate não permite que os níveis de colesterol no sangue aumentem.
Além dessa boa notícia, o abacate também possui muitas vitaminas, sais minerais e fitonutrientes, entre eles: Vitaminas A, B1, B2, C, E, Ferro, Cálcio, Fósforo, Magnésio, Beta sitosterol e Glutationa.

Com todos esses nutrientes o abacate se torna um poderoso alimento para a saúde. Dentre todos os benefícios podemos citar:

·         Promoção da saúde dos dentes e gengivas;
·         Proteção dos tecidos do corpo através dos antioxidantes presentes na fruta;
·         Ajuda a desenvolver células e tecidos saudáveis;
·         Redução dos níveis de colesterol total no sangue;
·         Aumento do HDL (colesterol bom);
·         Ajuda a combater doenças cardiovasculares;
·         Ajuda a combater alguns tipos de câncer;
·         Diminui a pressão sanguínea;
·         Ajuda na formação de ossos e dentes;
·         Age contra prisão de ventre;
·         Possui ação antiinflamatória;
·         Auxilia na desintoxicação do fígado;
·         Fornece energia aumentando a disposição;
·         Conserva e Restaura pele e cabelo.

Além de todos esses benefícios, também é recomendado a portadores de diabetes por não conter tanta frutose como outras frutas e, segundo alguns estudos, não interferir 
no índice glicêmico.

O que é índice glicêmico, leia!

Depois de todas essas informações você ainda pensa que o abacate é um “vilão”?

Mas consuma a fruta com responsabilidade, 3 a 4 colheres de sopa por dia. Consuma de forma saudável como, com algumas gotas de limão, batido com leite desnatado ou como molho para saladas. Nada de adicionar açúcar.

Para saber a recomendação da quantidade ideal de abacate diária para você consulte 
seu nutricionista e aproveite os benefícios que essa poderosa fruta tem a oferecer !!!

1 comentários:

Toesa disse...

O Abacate pode ser aproveitado como um grande aliado para a nossa saúde, só não podemos exagerar na quantidade. Além das inúmeras proteínas fornecidas pela fruta, a quantidade de água presente é enorme, o que contribui mais ainda para nosso bem estar.

28/7/11

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