Os Sucos Naturais a favor da Saúde Parte I

Por Rosangela Vecchi Bittar

No ano 460-377 a.C. na Grécia antiga, viveu Hipócrates, um célebre médico e filósofo, que recebeu o título honorífico de "pai da medicina". Numa de suas análises e reflexões a respeito do comportamento dos homens de sua época, que serve perfeitamente para os habitantes do planeta Terra da época atual, disse: "Que o teu alimento seja o teu remédio, e o teu remédio seja o teu alimento". 

A Trofoterapia, que é a formação etimológica do prefixo grego TROFO, que significa alimentação ou nutrição, seguida do sufixo latino TERAPIA, que quer dizer tratamento ganhava espaço sem precedente na história humana. TROFOTERAPIA então é o tratamento pela alimentação – Hoje chamamos também de Alimentação Inteligente. Muito mais que a junção de dois termos, a Trofoterapia visa enquadrar e proporcionar ao homem recursos encontrados na natureza para o combate de diversas doenças, transmissíveis ou não. Há vários anos, médicos, nutricionistas, biólogos e outros profissionais na área de saúde, investem parte de suas vidas no estudo da Naturoterapia (Terapia Complementar), que é a ciência que se utiliza ao máximo dos recursos oferecidos pela natureza, para a cura das doenças, tanto no organismo do homem, quanto no seu ambiente. 
Ressaltamos a importância de utilizar alimentos orgânicos livre de agrotóxicos.

Abacaxi: é digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e ajuda a curar laringites, retirar muco, bom para tosse renitente. O chá de suas cascas auxilia na eliminação de pedra nos rins.

Abacate: é rico em vitamina E,A, B6, potássio, ferro, manganês, magnésio, sais minerais e glutationa usado para reumatismo, osteoporose, eliminação de gases, digestivo, antireumático, doenças dos rins, pele e fígado, acelera a cicatrização de ossos devido ao alto teor de manganês que possui. Aumenta bom colesterol. A tintura da infusão de seu caroço em álcool é boa para dores reumáticas. O chá de suas folhas é diurético.

Açaí: trata-se de um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E, C, B1 e B2, ferro, fósforo e cálcio. Combate anemia. Melhora a saúde cardiovascular, normaliza níveis de colesterol, triglicérides e glicose. Tem grande quantidade de antocianina que e o pigmento do grupo dos favonóides que dá cor a fruta e as protege dos raios ultravioletas. O açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva., portanto excelente antioxicidante.

Banana: rica em potássio, vitamina B6, C. Digestiva a banana prata e pancovan muito usada no Nordeste, combate a diarréia. Excelente para bebês. Repõe o potássio que muitas vezes sai pela urina com a ingestão de alguns remédios como os de hipertensão arterial. Favorece a formação corpórea, retenção urinária, boa para gestantes e lactentes. Muita usada na alimentação de bebês. 

Acerola: ajuda a combater a debilidade, a fadiga do organismo, e também as gripes e infecções pois, é rico em vitamina C fortalece a imunidade.

Caju: riquíssimo em Vitamina C, contém vitamina A, B, fonte de sais minerais, fósforo, ferro, zinco, magnésio e niacina. O chá da casca da árvore é anti-glicemica, antiinflamatória, cicatrizante, seu fruto é antioxidante, combate resfriados, contração muscular, ótima para o trato digestivo. 

Coco: riquíssimo em fibras e potássio, sua água é um soro natural hidrata. Excelente para pessoas com problemas hepáticos e sua polpa é excelente para combater hemorragia. Excelente fruta para desintoxicar o organismo.

Rosangela Vecchi Bittar
Terapeuta Especialista pela Universidade Federal de Pernambuco
Pesquisadora com Terapia Floral - Mestre em Reiki
Aromaterapeuta - Coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da Associação Brasileira de Alzheimer ABRAz– Regional Pernambuco gestão 2008-2011
Terapeuta Floral Voluntária da Oncologia do Hospital das Clínicas da UFPE
Cursos e Palestras - Atendimento em Recife - PE
E-mail rosangela.bittar@globo.com, rosangela.bittar@gmail.com
Contato: (81)8843-0584 e 8130-5882 Skype: rosangelaflorais
Site: http://www.equilibriofloralsaude.com

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO