Intolerância ao ovo

Por Ricardo Freire


Há uma confusão quando o assunto é alergia  ou intolerância alimentar. A alergia alimentar ocorre quando o sistema de defesa do organismo no instante em que o ingerimos o alimento,  “ataque” o corpo com substâncias químicas que causam vários sintomas de alergia (dor abdominal, vômito, diarreia, urticária, asma, tosse)  por entender que uma substância alimentar inofensiva para o organismo é perigosa. Lembrando que o sistema respiratório e digestivo, a pele ou o sistema cardiovascular podem ser afetados.

Na intolerância alimentar ocorre várias reações ocasionadas pelos alimentos, mas que não envolve o sistema de defesa (sistema imune).

Diante dessa breve introdução, lembrando que no dia 07 de maio é enfatizado o tratamento das alergias, falaremos de algo que tem se apresentado cada vez mais nos consultórios que é a Alergia e Intolerância ao ovo.

Todos os dois processos citados acima trazem desconforto ao individuo e o ovo é um dos alimentos que frequentemente causam os sintomas de intolerância e alergia no ser humano. Hoje o tratamento em todos os dois casos é a exclusão dos alimentos causadores ou redução da sua quantidade na dieta. Em casos da alergia muitas vezes após a exclusão o alérgico é levado a ter contatos com o minimo de substancia do alimento aumentando as quantidades devagar como uma forma de aumentar a tolerância a exposição aquele alimento. É necessário ler os rótulos dos alimentos com o objetivo de identificar as substâncias alergênicas. O ideal é quando o alimento for retirado deve-se procurar substituí-lo por outro fornecedor do mesmo nutriente e ai que entram os nutricionistas que conhecem as propriedades dos alimentos e podem selecionar melhor essas substituições.

Variar a alimentação em uma dieta para um individuo com intolerância ou alérgico ao ovo é uma tarefa difícil, sendo que a maioria dos preparados de hoje levam um dos ingredientes. Hoje há uma certa vantagem aos intolerantes ao leite e glúten pois as informações vem visíveis nas embalagens devido a legislação, informando se contém vestígios dos ingredientes ou não, porém no caso do ovo isso não ocorre com muita frequência, então a primeira dica é estar sempre atento as rotulagens dos alimentos e informação dos ingredientes para analisar se contém ovo ou não. Ainda assim não é possível confiar 100%, por isso separei uma lista para auxilio que segue abaixo os alimentos e marcas que hoje temos no mercado com certeza que não levam o ovo como componente nos ingredientes:

Líquidos:
Leite de bufula;
Leite de soja Ades ;
leite de arroz;

Doces:
Chocolates da Cacau Show sem lactose e de soja;

Gorduras:
Requeijão de bufula;
margarina Becel (procure por cremes vegetais);

Cereais:
cereais da Kellogg's;
Cereal Matinal da marca Favile (círculos coloridos);

Farelos:
Linhaça;

Iogurtes:
Iogurtes de soja Ades;
Iogurtes e sobremesas Batavo Naturis (sabores pêssego e coco e frutas vermelhas).;

Biscoitos:
Biscoito chookie (ver na americanas);
Biscoito de coco "dunga";
Bolacha tip-top glace aquela com açúcar;
Biscoitos da Bauducco de banana;
Biscoitos da Bauducco goiabinha;
Biscoitos Zazá;
Bolacha Maria banana com canela e maisena e coco;
Waffer da Parati linha Minuetto, sabores morango e chocolate;
Torrada integral Bauduco;
Biscoito Salpet Aimoré;
Biscoito Cocktail Aimoré;
Biscoito Marca Piraquê sabor pizza;
Biscoito da pilar gufs;
Biscoitos da marca Marillan;

Doces:
Doce de banana;
Cajuzinho;
Frutas secas (damasco, passas, ameixa, etc);
Doces em calda;
Doces e chocolate Choco Soy (inclusive ovos de pascoa_ Doces em calda);

Em casos especiais como festas de aniversário o ideal é avisar ou combinar com o responsável da festa de fazer ou levar salgados fritos que não levam leite nem ovo e a opção de bolo pode ser a de chocolate da Olvebra de soja. Temos também o Macarrão integral, Estrogonofe com creme de leite de soja) e Carnes grelhadas.


Leia as dicas para melhorar a qualidade de vida dos intolerantes ao ovo

1 comentários:

RUDYNALVA disse...

Bom saber a diferença entre alergia e intolerância alimentar.
Obrigada.
cheirinhos
Rudy

4/7/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO