Pular para o conteúdo principal

Arroz com feijão combinação perfeita!

O arroz e feijão, que não falta no prato da maioria dos brasileiros, é a combinação perfeita em termos de valores nutricionais.

O arroz é um alimento rico em vitaminas do complexo B , proteínas e ferro e pelo fato de fazer parte do grupo dos carboidratos, sendo rico em amido, nos fornece energia e auxilia na absorção de proteína.

O feijão é o alimento de origem vegetal que contém mais proteína , também é fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais.

Embora o feijão seja rico em ferro, nosso organismo só absorve 10% de ferro de alimentos de origem vegetal, o ideal, é ingerir um suco fonte de vitamina C junto com a alimentação como laranja, limão, morango, pois a vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro.

A combinação do arroz com feijão é perfeita, pois os dois fornecem aminoácidos responsáveis pelo desenvolvimento dos músculos, da pele, cabelos, unhas, ossos e cicatrização.

O único aminoácido que não contêm no arroz,a lisina, é encontrado no feijão, e a metionina, abundante no arroz, não é encontrada no feijão, tornando a combinação dos dois perfeita, onde um completa o outro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o arroz e feijão na proporção certa não engorda, o problema está nos excessos e nas combinações desastrosas, como o acréscimo exagerado de farofa, batata, frituras, etc..

A proporção para consumo ideal são 3 partes de arroz para uma de feijão.

Fazendo uma combinação equilibrada, contendo arroz, feijão, verduras , dando preferência para as carnes grelhadas ou assadas, temos um prato com todos nutrientes necessários para uma alimentação saudável.

Propriedades nutricionais do Arroz e Feijão:

Arroz (1 colher de sopa):
Calorias: 58 kcal
Carboidratos: 10,6 g
Proteínas: 3,53 g
Lipídeos: 0,18 g
Colesterol: 0

Feijão (1 colher de sopa):
Calorias: 41 kcal
Carboidratos: 8,07 g
Proteínas: 0,58 g
Lipídeos: 0,73 g
Colesterol: 0



Thais Cal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Cultura Alimentar no Rio Grande do Sul

Por Dra. Evelin Ligabue da Silva Gaúcho é o nome dado aos nascidos no Rio Grande do Sul, ao tipo característico da campanha, ao homem que vive no campo, na região dos pampas. Resultado da miscigenação entre o índio, o espanhol e o português, o gaúcho, por viver no campo cuidando do gado, adquiriu habilidades de cavaleiro, manejador do laço e da boleadeira, aspectos que perfazem a tradição gaúcha. Com o passar dos tempos, alguns costumes foram alterados, tanto no trajar como na alimentação. Ainda assim, o povo gaúcho valoriza a sua história e costuma exaltar a coragem e a bravura de seus antepassados, expressando, por meio de suas tradições, seu apego à terra. Apesar de não existir referência exata sobre a origem do churrasco, devemos concordar que foram os gaúchos que tornaram o prato famoso e típico. Presume-se que a partir do domínio do fogo na pré-história, o homem passou a assar a carne de caça quando percebeu que o processo a deixava mais macia. Com o tempo as técnicas