Sódio e Sal. Qual a diferença?

Por Hevoise Papini

Devido à confusão entre sal e sódio, resolvi fazer alguns esclarecimentos à população leiga (população leiga, nesse caso, é toda pessoa que não tem formação em nutrição e dietética):

O que é o sal:
O sal de cozinha tem em sua composição sódio (Na) e Cloro (Cl), o que resulta em Cloreto de sódio (NaCl). É essa combinação de elementos que confere o sabor salgado. 1g de sal (NaCl) tem 400 mg de sódio.

No rótulo dos alimentos é descrito a quantidade de sódio e não de sal. A recomendação de SÓDIO é de 1,6 a 2,4g por dia.

Quando o sódio está sozinho ou combinado com outros elemento pode não ter gosto de nada ou levemente salgado. É o que acontece com os aditivos alimentares usados na conservação dos alimentos industrializados, onde o sódio é combinado com glutamato ou outros elementos. Dessa forma, mesmo sem sabor salgado, a quantidade de sódio pode ser muito grande sem que se perceba.

Então:
Recomendação de sal (NaCl): 5 a 6g/dia
Recomendação de sódio (Na): 1,6 a 2,4g/dia.

Uma simples e 'inofensiva' sopinha instantânea contém aproximadamente 680mg de sódio. Isso pode representar a metade de sódio que se deve consumir em 24horas.

ATENÇÃO
: O sódio NÃO É UM VENENO. É um elemento VITAL. Não existe vida humana sem sódio (até o presente momento). Não existe nenhum alimento que seja ruim. Existem é pessoas que fazem mau uso dos alimentos.

Leia os rótulos sempre. Se tiver dúvidas, pergunte ao seu nutricionista. Nos dias de hoje, todos devem ter um.

6 comentários:

Glaucia Cutini disse...

Olá, gostaria de saber então que para a saúde o melhor seria usar só sódio na comida? e não cloreto de sódio?

5/9/11
Hevoise Fátima Papini disse...

Gláucia,

O sódio é justamente o elemento que se deve evitar usar em excesso.

5/9/11
bel disse...

Como faço para diminuir o consumo do sal?

11/9/11
bel disse...

desejo saber mais sobre a farinha de maracujá.

Agradeço.
Att,

11/9/11
Hevoise Fátima Papini disse...

Olá Bel,

A melhor forma de diminuir o consumo de sal é diminuir a ingestão de produtos industrializados e embutidos, pois todos contém quantidades elevadas de sódio em seus conservantes.

Produtos enlatados, empacotados, refrigerantes diet e light, linguiça, salame, presunto, peito de peru, salsichas, temperos prontos são riquíssimos em sal.

Veja uma tabela aqui: www.blognutricaodeverdade.blogspot.com

Prefira alimentos frescos e tudo o que você puder preparar em casa. Quanto menos industrializada for sua alimentação, mais saudável você será.

Um abraço!
Hevoise
www.hevoise.com.br

12/9/11
Dicas de Nutrição.com disse...

Olá, segue link sobre a farinha de maracujá: http://www.dicasdenutricao.com/2010/10/receita-de-farinha-de-maracuja-e-suas.html

Abraços!

12/9/11

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