Pular para o conteúdo principal

Benefícios da Chia

Dra Larissa Rogoski – Nutricionista

Novidade no Brasil, a chia (Salvia hispânica) é uma semente utilizada por nativos das Américas há séculos atrás. Originária da região Andina, suas sementes são pequeninas, brancas, acinzentadas ou pretas e podem ser encontradas em países como México, Guatemala, Bolívia, Peru, Colômbia e Argentina.

Segundo estudos, as sementes de chia são ricas em proteínas, ômega 3, fibras, antioxidantes, além de minerais como cálcio e potássio.

Este alimento funcional, é associado ao emagrecimento, graças à sua grande quantidade de fibras, que retardam o esvaziamento gástrico e promovem a sensação de saciedade. Porém os benefícios desta semente não param por aí. Abaixo, alguns motivos para consumir a chia:

ÔMEGA 3: Possui mais ômega 3 do que a linhaça ou o salmão. Combate processos inflamatórios no organismo, regula níveis de colesterol sanguíneo e protege o coração.

ANTIOXIDANTES: Previnem doenças e combatem o envelhecimento precoce da pele.

CONTROLE DA GLICEMIA: Promove lenta liberação de açúcar no sangue, auxiliando no controle dos níveis glicêmicos.

DESINTOXICAÇÃO: As fibras são responsáveis pela melhora do trânsito intestinal, contribuindo para eliminação de substâncias prejudiciais ao organismo.

A praticidade no consumo também é algo que chama a atenção: basta misturar as sementes inteiras ou moídas a preparações como saladas, sucos, iogurtes, sopas e até pratos à base de massas. Pode ser encontrada no mercado nas formas de grão, farinha ou óleo. Ao contrário da linhaça, não necessita ser triturada ou cozida. É isenta de glúten, podendo ser consumida por portadores de doença celíaca.

Quanto ao consumo recomendado, duas colheres de sopa por dia (40g) são suficientes para fornecer todos estes benefícios à saúde

Referencias

CHICCO, A.G.; D’ALESSANDRO, M.; HEIN, G.; OLIVA, M.; LOMBARDO, Y. Dietary chia seed (Salvia hispanica L.) rich in α-linolenic acid improves adiposity and normalises hypertriacylglycerolaemia and insulin resistance in dyslipaemic rats. British Journal of Nutrition, v.101, p.41-50, 2009.

VUKUSAN, V.; WHITHAN, D.; SIEVENPIPER, J.; JENKINS, A.; ROGOVIK, A.; BAZINET, R.; VIDGEN, E.; HANNA, A. Supplementation of Conventional Therapy With the Novel Grain Salba (Salvia hispanica L.) Improves Major and Emerging Cardiovascular Risk Factors in Type 2 Diabetes. Diabetes Care, v.30, p.2804-2810, 2007.

CHIACORP. Disponível em:

"Os benefícios da chia em humanos e animais" - Disponível em: http://www.ao.com.br/download/tosco.pdf

"Sementes de Chia"- Disponível em: http://www.sementesdechia.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Suco de maçã, laranja e farinha de maracujá

Ingredientes: - 300ml de suco de laranja natural; - 1 maçã sem semente, com casca; - 1 colher de sopa de farinha de maracujá; - 1 colher de sopa de mel; - Folhas de hortelã. Modo de Preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida. Fonte:  ** Dra. Viviane Sant’Anna, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional.

Receitas com Amaranto

Por Giuliana Esteves Biscoito de Amaranto Ingredientes 150g de flocos de amaranto ou farinha de amaranto 90g de manteiga sem sal 60g de açúcar mascavo 90g de açúcar refinado 1 ovo fresco 1 colher (café) de fermento em pó (químico) 1 colher (café) de bicarbonato de sódio 1 colher (sopa) de leite 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha 2 colheres (sopa) de aveia em flocos (opcional) Modo de Preparo Bater os flocos de amaranto no processador até que ele fique bem fininho. Na bacia da batedeira juntar a manteiga, os açúcares, o ovo, a baunilha e o leite. Bater até ficar um creme. Acrescentar os secos e bater na batedeira na velocidade baixa até formar uma massa. Se a massa estiver muito mole, acrescente de 2 a 4 colheres (sopa) de aveia. Forrar uma forma com papel manteiga e unte com manteiga e farinha. Com a colher (chá) retirar porções da massa e com auxílio de outra colher modelar diretamente na forma. Deixar um espaço entre os cookies, pois eles se espal

Diferença entre alimentos estragados e contaminados

por  Dra. Evelin Ligabue da Silva – Nutricionista RS Ao contrário do que muitos pensam, há uma considerável diferença entre alimentos estragados e alimentos contaminados. Um alimento estragado contém microorganismos deteriorantes. Esses microorganismos alteram as características do alimento, como a cor, odor, sabor e textura, e por isso são rejeitados pelos consumidores. Por outro lado, o alimento contaminado contém microorganismos patogênicos. Neste caso, os alimentos não apresentam alterações nas suas características, e são consumidos sem que se perceba qualquer problema. Aí está o risco, pois os microorganismos patogênicos causam doenças e são grandes responsáveis pelos surtos alimentares. Os sintomas podem variar, mas incluem náuseas, cansaço, dor de cabeça, dor abdominal, vômitos e diarréia. Vejamos alguns exemplos de microorganismos patogênicos: Salmonella sp - podem ser encontradas em ovos e carnes; Staphilococcus aureus - podem ser encontradas em carnes