DIÁRIO ALIMENTAR AJUDA EMAGRECER




Manter um diário alimentar é um excelente primeiro passo para avaliação de como você come e por que você come de determinado jeito. Isso irá ajudar você a encontrar problemas atuais e descobrir a raiz deles. No final, o diário também ajudará a elaborar um plano alimentar mais adequado para você. Aqui estão algumas coisas que você pode anotar em seu diário alimentar:
· Avaliar motivos pelos quais você come muito (ao invés de uma fome real)
· Mostrar o grau de apetite e/ou compulsão
· Analisar os seus tamanhos de porção
· Avaliar seu humor e sentimentos após comer
Foco em Porções
Se você não sabe adivinhar de onde vem seu peso extra, pode ser algo que você esteja comendo em excesso e ainda não sabe. Se você senta com um grande saco de batatinhas fritas e acaba com ele, pode ser uma causa. Mas talvez você esteja pegando as batatinhas em punhados – talvez você não tenha percebido que está comendo o saco inteiro! Registrando um diário alimentar irá ajudar você a ser honesta com você mesma. Você pode enganar algumas pessoas por algum tempo, mas você pode enganar a si mesma o tempo todo se você se esforçar!
Foco em Sentimentos
Se seu foco é mais nas razões do por que você come do jeito que come, você pode investir algum tempo refletindo mais em seu diário. Depois de comer, escreva porque você comeu (fome, aborrecimento, etc.) e como você se sentiu depois (culpada, merecedora, etc.). Você talvez queira criar uma escala de 1 a 4 mostrando o quão ruim sua ânsia estava. Talvez você deva tomar nota de que horas você come mais e, portanto poderá planejar ajustar algumas outras atividades no futuro para fazer sua mente esquecer a comida.
Aqui estão alguns exemplos de perguntas que você deve responder quando come:
· Como você estava se sentindo antes de comer?
· Você estava se sentindo “com fome?”
· Com quem você estava?
· Você comeu com pressa ou calmamente?
· Você consegue se lembrar de tudo que comeu?
· Você conseguiu seguir estritamente o cardápio? Teve algum alimento que não estava prescrito e que você consumiu?
· Você estava fazendo alguma atividade enquanto estava comendo?
· Como você se sente agora (ex.: satisfeita, saudável, culpada)?
· Como esta sua função intestinal (normal, lenta, consistência pastosa, ressecado)
· Você conseguiu urinar bem?coloração? notou que ingeriu mais de 2 litros de água?
· De uma forma geral, esta foi uma experiência positiva ou negativa?
Observando suas emoções e as razões do porquê você estava comendo, com quem você estava, o que estava fazendo, etc. você estará apta a avaliar se você estava ou não comendo por impulso, comendo emocionalmente ou se você tem o hábito de comer quando está com certas pessoas, etc.
Quando você ver tudo o que pode fazer com um diário alimentar, não terá razões para não fazê-lo! Comece agora mesmo!
Você não precisa esperar por um dia especial ou refeição especial. Apenas faça.

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