A TEMIDA TPM

Dra Josiane Spencer – Nutricionista RJ

O seu ciclo menstrual se aproxima e com ele aqueles terríveis incômodos: inchaço, irritabilidade, cólicas, fadiga ...sim amigas, ela: a terrível Tensão Pré Mentrual !!

Companheira fiel de todos os meses, ela perturba a vida de mais de 70% das mulheres.

A boa notícia é que escolhas alimentares corretas, podem amenizar muito esses sintomas e até mesmo nos livrar definitivamente da famosa e temida TPM.

Confira a lista dos nutrientes que podem fazer milagre por você nesse período tão delicado:

VITAMINA B6: Participa do metabolismo de conversão do triptofano em serotonina que é responsável pelo bom humor e pela sensação de bem estar. Fontes alimentares: arroz integral, germe de trigo, espinafre, semente de girassol, banana e lentilhas.

MAGNÉSIO: Importante estratégia no alívio das cólicas e da retenção de líquidos. Fontes alimentares; castanha de caju, banana, grão de bico, nozes, tofu, cereais integrais.

ZINCO: Responsável pela regulação dos hormônios, é aliado no combate à dor de cabeça, ansiedade e dá uma segurada naquele vontade enorme de comer doces. Fontes alimentares: ricota, arroz integral, ovos,leite,fígado,nozes,frutos do mar,arroz integral.

ÁCIDOS GRAXOS: Propriedade antiinflamatória, diminui o surgimento de acne,reduz o inchaço e combate a irritabilidade. Fontes alimentares: sardinha, truta, cavala, salmão, óleo de linhaça, óleo de prímula.

CROMO: Reduz a fadiga, alivia sintomas da depressão e equilibra as variações de humor. Fontes alimentares: ovos, espinafre, grãos integrais, canela,levedo de cerveja,maçã.

É importante também nessa fase, pegar leve no sódio, café,refrigerantes e beber muita água.

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