Alimentação e Acne


Dra Adriana Mendes Abreu – Nutricionista SP

A acne é um problema que preocupa muito a maioria dos jovens e tem relação direta com o aumento na produção de hormônios sexuais comuns na adolescência. Estes hormônios também aumentam a atividade das glândulas sebáceas e podem causar excesso de oleosidade que podem obstruir os poros a ainda causar um ambiente propício para o desenvolvimento de acne. Este problema pode atingir de 80 a 90% dos jovens e a relação com a alimentação é comprovada por vários estudos.

Diminua da dieta o excesso de carnes, leite e derivados. Mantenha sua alimentação equilibrada. Fugir de chocolate, doces, bolachas e massas, além de tornar sua dieta saudável e colaborar para a manutenção do peso corporal, vão contribuir para a redução da incidência da acne. Alimentos fonte de açúcar simples tem elevado índice glicêmico e, portanto, estimulam a produção hormonal, em especial, de testosterona.

Já o consumo de peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, são benéficos, pois este nutriente tem um potencial antinflamatório. O ideal é consumi-los 2 vezes por semana. Na linha de frente ao combate da acne devem estar as frutas e legumes de cores amarelo e alaranjada, como mamão, manga, abóbora e cenoura que devem ser consumidas regularmente. Estes alimentos são ricos em betacaroteno que também possuem propriedades antinflamatórias, além de serem precursoras da vitamina A que colabora para a saúde da pele. As frutas cítricas também são boas aliadas, pois possuem ação antioxidante.

1 comentários:

Anônimo disse...

Matéria muito boa e as informações sao fáceis e de uso para o dia a dia. Obrigado

27/11/11

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