Dicas de Viagem – Parte 1 (Novos Alimentos)


Por Dra. Gabrieli Comachio – Nutricionista MT

Um erro muito comum quando se está viajando é querer experimentar “novos alimentos”.

Mas não pense que isso só acontece com você, muito pelo contrário! Viagens são sinônimos de sair da rotina, de comer em lugares diferentes, o que acaba modificando também a rotina de alimentação। Além disso, se a viajem for para um lugar diferente ou outro país, a vontade de experimentar pratos e preparações típicas aumenta ainda mais, e tudo isso contribui para acabarmos fugindo também do compromisso com a balança e com a alimentação regular.

Porem temos que ter cuidado,segue algumas dicas para facilitar nos dias de viajem:

· Os novos alimentos sempre têm o risco de não serem bem aceitos, causando desconforto intestinal, azia, diarréia e vômitos, por isso pense muito bem antes de consumir;

· É desaconselhável experimentar qualquer alimento diferente durante viagens, principalmente se for uma viagem de negócios ou algum evento que não poderá perder;

· É importante sempre colocar na mala alguma opção de alimento conhecido, para o caso de uma emergência. Desta forma, se a alimentação não for muito familiar, tem como se alimentar adequadamente e assim não fugir da dieta. São opções de alimentos que podem ser levados em viagens: Barras de cereais; Barras de proteínas; Frutas desidratadas e Frutas como maça, cookies;

· Para não desidratar é recomendado beber água regularmente. Deve-se evitar beber água que não seja mineral, devidamente engarrafada, para não correr o risco de estar consumindo água não tratada, o que pode ocasionar uma grave intoxicação.

· Você pode comer chocolate, mas não precisa comer uma barra por dia. Pode comer pizza, mas não precisa ser o fim-de-semana inteiro ou comer lasanha, mas não todos os dias no almoço. O problema não é o alimento e sim na quantidade que se come.

· Peça seu lanche sem maionese e com os molhos à parte, para que você possa dosar a quantidade. Dê preferência para o pão sírio, pão francês e pão de hot-dog. Escolha entre esses ingredientes para o preparo de seu lanche: queijo branco, ricota ou cottage, presunto de peru ou frango, salsicha de peru ou frango, hambúrguer assado, alface e tomate. Escolha sucos em vez de refrigerantes.

O segredo é controlar a ansiedade e a vontade de experimentar tudo de uma única vez. Se estiver preocupado de não voltar mais aquele barzinho ou padaria que você viu um doce maravilhoso compre-o e leve para comer mais tarde, ou então, guarde a vontade como estímulo para voltar a visitar este lugar numa outra oportunidade.

Até o próximo Post!

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