Emagrecimento: dicas para benefícios além da balança


Dra Ana Cláudia Silva – Nutricionista MG

A obesidade é definida como acúmulo de gordura corporal, resultado do desequilíbrio entre consumo de calorias e atividade física. Uma forma bem simples de verificar se o peso está adequado é por meio do Índice de Massa Corporal - IMC.

Por envolver fatores biológicos, emocionais, sociais, genéticos, psicológicos e culturais a abordagem o tratamento para a obesidade não deve ser pontual. Devemos considerar todos os benefícios que estão por trás da perda de peso. Ver o ponteiro da balança descer é um ótimo incentivo no início. Porém, perceber que o fôlego para subir escada está melhor e que a glicemia e a pressão arterial estão controladas são motivos para persistir na reeducação alimentar.

Alguns comportamentos devem ser modificados por quem deseja perder peso, veja algumas dicas:

Evitar o jejum. Longos períodos sem alimentação podem favorecer o consumo de grandes quantidades de alimentos na próxima refeição. Parar para fazer um pequeno lanche no meio da manhã ou da tarde pode até ser a chance de alongar e evitar dores no corpo.

Planeje as refeições. Gastamos tempo para programar o fim de semana, mas sempre utilizamos a desculpa da “falta de tempo” para não ter uma alimentação equilibrada. Procure planejar o que será consumido, faça compras com tempo e tenha sempre à disposição alimentos saudáveis. Assim refeições calóricas e fast food podem ser evitados, além disso, o planejamento pode diminuir os custos com a alimentação.

Atenção ao preparo dos alimentos. Se você prepara os alimentos em casa, cuidado com a quantidade de óleo utilizada. Há recomendação de que uma família de quatro pessoas deve utilizar uma lata de óleo por mês. Atenção também para a quantidade de margarina ou manteiga utilizada no pão. Mais uma vez, podemos reduzir o custo ao diminuir o consumo desses alimentos. Por exemplo, o dinheiro gasto com o excesso de óleo pode ser usado para comprar mais frutas e verduras.

Cuide do momento das refeições. Procure se alimentar em ambientes calmos, mastigando devagar e apreciando os alimentos.

Beba água. Assim você auxilia no funcionamento geral do organismo, contribui para melhorar a função intestinal e mantém o corpo hidratado.

Exercício físico. Além de ajudar a gastar a energia em excesso, o exercício contribui para a sensação de bem estar, aumenta a autoestima e pode até ser uma forma de fazer novos amigos!

Valorize as mudanças que você conseguir e não se deixe abater por um deslize. Lembre-se que a cada dia, independente de ser segunda-feira ou sábado, podemos ter atitudes saudáveis!

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