Xô cansaço!


Dra Heloisa Niehues – Nutricionista MT


Se sentir cansado é normal. Porém, algumas pessoas parecem se sentir mais desanimadas do que o normal. Talvez aquele seu amigo do trabalho, que parece um pouco preguiçoso, sofra da síndrome da fadiga crônica (SFC).

A cura é um problema à parte e pode ou não existir. Mas, uma alimentação saudável é capaz de trazer grandes benefícios para quem padece da síndrome e também para quem quer ter um pique a mais na rotina do escritório. Adicionar alimentos saudáveis à dieta provoca uma melhora imediata e age na prevenção de doenças cardiovasculares e até do câncer.

Estando ou não com a fadiga, um regime rico em ácidos graxos como o ômega-3 e em substâncias como o triptofano, zinco, magnésio, vitamina B12 e C são essenciais para a saúde. Com esses alimentos é possível impedir o desenvolvimento de viroses, ajudar as defesas do sistema imunológico e a produção de energia, combater a dor de cabeça e a insônia.

Para uma pessoa ser diagnosticada portadora da doença é necessário a presença de pelo menos quatro dos seguintes sintomas: dor de garganta, gânglios inflamados e doloridos, dores musculares, dor em múltiplas articulações, sem sinais de vermelhidão ou inchaço, cefaléia, comprometimento da memória, sono constante e fraqueza intensa que continua por mais de 24 horas depois da atividade física.

Saiba em que alimentos encontrar os nutrientes recomendados:

Ômega-3: encontrado em peixes como o salmão, atum, cavalinha, na semente de linhaça (que sempre deve ser triturada para se aproveitar seus nutrientes), óleos de canola e de soja, espinafre e rúcula.

Triptofano: presente na banana, nas carnes magras, peixes, leite e iogurte desnatado, queijos magros, nozes e leguminosas.

Zinco: frutos do mar como ostras e caranguejos, aves, feijão, castanhas, amêndoas e amendoim.

Magnésio: farelos, granola, aveia, arroz integral, soja, espinafre, amêndoas, banana e leite.

Vitamina B12: levedo de cerveja, cereais integrais, leite, vegetais verdes, batatas, peixes, ovos e carnes

Vitamina C: frutas cítricas em geral, agrião, alface, rúcula, pimentão, alho, cebola, repolho e espinafre.

Fonte: Saúde Terra

1 comentários:

Girl Supimpa disse...

Olá =)
Tudo bem?

Com esse tempo e o corre corre do dia a dia fica difícil ter tudo nos conformes, não é mesmo?!
Mas é sempre bom se cuidar para que no futuro não venham problemas maiores.

Beijos.Seguindo.

http://girlsupimpa.blogspot.com/

21/11/11

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO