O que é Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica?

Dra. Mariana Fantini – Nutricionista SP

Hoje falaremos de um transtorno não muito conhecido, mas extremamente presente em nossa sociedade. Quero deixar claro que as pessoas que possuem Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) normalmente estão acima do peso, mas nem todos os obesos possuem TCAP.

O TCAP é caracterizado por episódios de compulsão alimentar recorrentes, comer sozinho por vergonha da grande quantidade de consome, sentir depressão ou culpa muito grande e até repulsa por si mesmo após comer em excesso e tem que ocorrer pelo menos dois dias da semana durante seis meses, segundo o DSM-IV.

As características da alimentação em TCAP são: alimentação caótica, a maior frequência dos episódios ocorre à tarde ou à noite, há maior consumo de alimentos diet e light, comer até se sentir empanturrado ou alguém interromper, o número de refeições planejadas é reduzido aumentando o intervalo entre elas, velocidade maior de ingestão de alimentos, menor quantidade de mastigação, a alimentação é automática e a pessoa não sente o gosto do alimento.

Há maior consumo de carboidratos, gorduras saturadas, alimentos de maior palatabilidade e praticidade. Porém, há menor ingestão de proteínas, fibras, vitaminas, minerais e líquidos.

Os pensamentos e sentimentos presentes no TCAP são: auto avaliação focada no peso e na forma, baixa autoestima, negativismo, obsessão pela comida, culpa pelos episódios de compulsão alimentar, perda de controle em relação a alimentação, angustia, vergonha, constrangimento pela quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos.

É importante que a pessoa que possui TCAP faça o planejamento de refeições durante o dia, compre apenas o necessário e não estoque alimentos que não estão dentro do planejamento alimentar e encontre atividades para fazer nos intervalos das refeições. Assim, é mais fácil conseguir evitar os episódios de compulsão alimentar e se conscientizar dos verdadeiros conceitos de alimentação saudável.

Até a próxima matéria!!!

Deixe sua dúvida e sugestão!!!

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO