Como Organizar a Geladeira

Elaborado pelas Nutricionistas

Dra Priscilla Walker

Dra Gabrieli Comachio




Dicas de como organizar a geladeira

· Alimentos cozidos: guarde-os imediatamente para que ocorra um choque térmico

· Alimentos crus: embrulhe carne e peixe e guarde-os na prateleira de baixo. Não deixe que eles encostem ou escorram em outros; o suco pode transmitir bactérias.

· Deixe o ar circular: arrume os alimentos com espaços entre si. Isso faz com que ar fresco circule, mantendo-os em temperatura uniforme.

· Temperatura: feche a porta da geladeira logo depois de usá-la. Se aberta por alguns minutos, o ar interno esquentará, e levará algum tempo para voltar a temperatura correta.

· Cheiro forte: guarde em potes com tampa ou saco de plástico alimentos como cebolinha verde ou queijo maturado. Isso evita que o cheiro passe pra outros alimentos. Você pode também eliminar o cheiro ruim com limão. Corte-o ao meio e coloque em um pires dentro da geladeira. Troque o limão a cada semana. Vinagre também tira cheiros ruins. Outra possibilidade é colocar bicarbonato de sódio.

· Banana madura: embrulhe cada banana madura em papel-alumínio e guarde-as na gaveta da geladeira, dentro da gaveta de verduras. O papel-alumínio interrompe o amadurecimento, evitando que escureçam.

· As verduras: devem ser higienizadas com água clorada e separadas nos potes. Os outros alimentos que ficaram na geladeira, enlatados, vidros, frutas, caixa de leite, devem ser higienizados com água corrente, em seguida seque com toalha limpa.

· Dentro da geladeira, nada pode ficar guardado sem proteção. Frios e queijos, sobras de comida, tudo deve ser colocado em vasilhas com tampa.

· Ovos: armazenar com o lado pontudo para baixo, para centralizar a gema e mantê-los frescos. Lavar somente quando for usar. Os ovos podem ser guardados em sua prateleira própria por até uma semana. Após esse período, guarde em um recipiente sem tampa no interior da geladeira.

· Carne “em peça”: limpar, separar os cortes conforme cardápio e depois armazenar.

· Guarde os alimentos em recipientes quadrados e com tampas. Assim, podem ser colocados um em cima do outro, ocupando bem menos espaço.

· Os alimentos que serão consumidos primeiro devem ser colocados na parte da frente para evitar a mudança de lugar, diminuindo o tempo em que a porta fica aberta.

· Os alimentos prontos devem ser mantidos congelados e consumidos, de preferência, em até 24 horas após o descongelamento.

· A geladeira deve ser limpa 1 vez por semana e o freezer 1 vez por mês ou quando necessário.

· Frutas e verduras ficam na gaveta.

· Na porta também não devem ficar catchup, mostarda, maionese, molho inglês, leite, entre outros. A refrigeração na porta, principalmente em modelos antigos, é menor, o que pode diminuir a validade dos alimentos.

· Não mantenha mais de 5 quilos na porta da geladeira

Utensílios indispensáveis para a organização da geladeira

· Refratários hermeticamente fechados

· Papel insufilme

· Sacos plásticos transparentes

Congelando alimentos

· Carnes cruas: limpe-as bem antes de congelá-las. Assim, ao descongelarem estarão prontas para uso. Tire a pele do frango.

· Frutas e legumes: Lave-os bem em água corrente, menos frutas macias. Seque-os bem antes de congelar, pois a água congelada prejudica a textura.

· Alimentos cozidos: Deixe-os esfriar totalmente antes de congelá-los. Para maior rapidez, coloque o recipiente de milho com água fria ou gelo.

· Ervas: Amarre-as em maços e embale-as em sacos plásticos, sem apertar. Se quiser picar, esmague-as congeladas dentro do saco.

Embalando alimentos

· Aves: lave o frango cru em água fria e embrulhe com papel alumínio. Corte o frango inteiro em pedaços individuais. Embrulhe os pedaços em papel alumínio ou filme plástico; degelam mais depressa.

· Enchendo – alimentos sólidos e líquidos se expandem ao serem congelados, portanto nunca encha o recipiente até a boa, pois o alimente vai pressionar a tampa para cima, ou pode até rachar o recipiente.

· Ar – como o ar pode estragar os alimentos, arrume itens soltos de modo a ficar pouco espaço entre eles. Antes de congelar retire todo o ar do saco.

· Sorvete – para evitar que o sorvete pegue cheiro de outros alimentos, coloque a caixa em saco plástico e etiquete.

· Chocolate em barra – guarde-o no congelador para manterem-se firme e tire-as meia hora antes do consumo.

· Massa de biscoito – enrole-a em um rolo de 5cm de diâmetro. Embrulhe-o em papel-manteiga e leve para congelar, depois corte o rolo para fazer biscoitos.

Mantendo um estoque no congelador

· Congele apenas os alimentos que vão ser consumidos. As ofertas dos supermercados podem ser tentadoras, mas não compre o que não precisa. Mantenha o congelador em ordem. Etiquete os pacotes, separe-os em grupos e jogue os que já têm mais de 6 meses guardados.

· Vinhos – despeje sobra de vinho na fôrma de gelo e congele. Use-os em pratos que levam molho de vinho.

· Carne refogada – Antes de congelar, coloque um copo de plástico limpo em pé no centro do recipiente. Isso apressa o descongelamento.

Tipo de Alimento

Prazo

Tipo de Alimento

Prazo

Enlatados

2-5 anos: Consuma-os antes do vencimento. A umidade pode enferrujar as latas e estragar o alimento.

Grãos em geral

1 ano: Grãos refinados e grãos secos duram até 1 ano. Lave bem os grãos antes de usá-los.

Farinhas

3-6 meses: A refinada é a mais durável. A farinha integral deve ser consumida em 3 meses.

Ervas secas

6 meses: Folhas inteiras conservam mais sabor. Use antes que o cheiro enfraqueça.

Cereais

6 meses: Conserve-os em recipientes com boa vedação. A umidade faz com que amoleçam e fiquem chochos.

Especiarias

6-12 meses: Guarde em pequenas quantidades. Use antes que o cheiro enfraqueça. Grão inteiro dura até 1 ano.

Massas

1 ano: Use massas sem ovo no prazo de 1 ano. Guarde o mínimo possível massas que levam ovo.

Condimentos

1 ano: Prazo para os que levam vinagre: molho tártaro, tempero de tomate ou mostarda preparada.

Fonte: Ebook Treinamento de secretária do lar, adquira o seu agora mesmo http://www.viaebooks.com.br/produtos/ebook-treinamento-secretaria-do-lar/

0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO