Como ganhar músculos e perder gordura




Por Dra. Mariana Anselmo Ramos

CRN6 9513/P Ceará


O maior desejo de praticantes de academia e de pessoas que simplesmente gostariam de emagrecer é perder gordura corporal e ganhar massa muscular magra. Pois, assim o corpo ganha mais definição e mais “durinho”.

Porém, com a facilidade de acesso a internet, revistas e televisão à dicas de saúde e similares, muitos vêm aderindo a métodos malucos de ganho de massa magra, com dietas e exercícios indiscriminados. Sabe-se que para o ganho de massa magra e perda de gordura, exige-se treinos intensos e acompanhados por profissionais especializados na área, dieta balanceada e de acordo com cada indivíduo e descanso, sim, isso mesmo!O corpo precisa de descanso para a síntese de massa muscular.

Seguem desta forma, algumas dicas para perda de peso mantendo a massa muscular ou com ganho:

1) Não exagere nos exercícios aeróbios

Estes em excesso agilizam a perda de peso e também a perda de massa magra, por isso faça somente o que foi planejado pelo educador físico e não exceda os minutinhos na esteira, piscina, bike ou na corrida/caminhada ao ar livre.

2) Alimentação pós – treino

Após o treino ou exercício coma dentro de um intervalo de uma hora, período chamado de “Janela de Oportunidades”!Pois, após o exercício o corpo necessita de nutrientes para repor o que foi perdido e caso ele não os receba, seu corpo pegará os da reserva, sendo a proteína dos músculos muitas vezes “O Alvo”.

3) Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico

Invista nos carboidratos de baixo índice glicêmico, frutas com casca e cereais integrais. Pois, estes ajudam na reposição de energia, reservas de energia (glicogênio) e evitam picos de insulina, evitando assim, acúmulo de gordura.

4) Capriche nos exercícios de força (musculação)

Procure uma boa academia, com profissionais formados em Educação Física, que lhe orientem e façam um plano de exercícios de acordo com o seu objetivo.

5) Consuma proteínas “magras”

Geralmente os alimentos ricos em proteínas de alto valor biológico são ricos em gorduras. E para ganho de massa muscular o consumo de proteínas é extremamente necessário, mas claro, com orientação e sobre medida certa. Prefira peito de frango, iogurte/leite desnatado, atum, peixes em geral, peito de peru não defumado, wey protein.

6) Utilize suplementos sob orientação de um nutricionista (caso ele ache necessário)

Pergunte ao seu nutricionista se não há possibilidade de uso de suplementos, como BCAA, wey protein ou maltodextrina. Ele calculará a sua dieta com acréscimo destes suplementos, de acordo com as suas necessidades e com seu plano de exercícios.

7) Não fique grandes intervalos sem alimentar

Faça de 5 a 6 refeições por dia, de 3 em 3 horas, no máximo 4 horas. Assim, seu metabolismo acelera e você evita acúmulo de gorduras, além de sentir menos fome nas principais refeições.


0 comentários:

ÚLTIMOS COMENTÁRIOS

ARQUIVO