Mudar hábitos é difícil? Fala aí Doutor

Dra. Priscila Walker – Nutricionista BA




PERGUNTA: Quanto tempo se leva para mudar os nossos hábitos alimentares?
RESPOSTA: Os hábitos alimentares são características individuais construídas com base em tradições e costumes familiares, ambiente econômico e social em que se vive e gostos e preferências alimentares. Assim, não é interessante que se mudem os hábitos de uma pessoa e sim que se transformem em hábitos mais saudáveis, mas não menos prazerosos. Qualquer alimento pode fazer parte de uma alimentação equilibrada, basta para isso saber fazer escolhas corretas quanto a quantidade e freqüência do consumo. Mas para inserir novos hábitos alimentares ou modificá-los leva-se de um mês a um ano. O tempo vai depender da adaptação e dedicação de cada paciente, novos comportamentos se repetidos diariamente, são bem aceitos pelo organismo e se transformam em novos hábitos.

PERGUNTA: Quantas calorias devemos consumir por dia?
RESPOSTA: O número de calorias a ser ingerida varia para cada pessoa. O cálculo da recomendação das calorias é feito com base em idade, gênero (masculino ou feminino), peso, altura e nível de atividade física. A composição corporal também pode variar a quantidade de calorias, por exemplo, atletas precisam ingerir mais calorias porque possuem maior quantidade de massa magra (músculos) que são metabolicamente mais ativos. Então, para estimar a quantidade de calorias que você precisa ingerir, é necessária a realização de uma avaliação física e de um cálculo específico.

PERGUNTA: Mas como saber então a quantidade de calorias que devo ingerir para perder peso?
RESPOSTA: Com base no valor calórico total que é calculado para cada paciente, podemos fazer a redução de calorias para promover a perda de peso. De uma maneira geral, para reduzir o peso corporal, você deve comer menos e gastar mais. Funciona como uma balança: o lado da ingestão deve ser menor que o lado do gasto energético (atividade física). Por exemplo, para perder 3,5 kg no mês, é necessário reduzir a ingestão de 600 kcal por dia, a ajuda profissional é importante para você saber o que e como fazer esta redução sem prejudicar a saúde.

PERGUNTA: Podemos ficar sem comer para perder peso? Se pular refeições emagrece mais rápido?
RESPOSTA: Passar fome para emagrecer é muito perigoso para a saúde. Seguir dieta não é sinal de passar fome, você pode sentir vontade de comer, mais conhecida como gula, mas fome não! O ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, isso faz com que você acostume seu organismo a receber pequenas porções de alimentos e ele não sente a necessidade de armazenar energia para o caso de você não comer. Além disso, pular refeições faz o organismo bloquear a perda de peso, e quando você oferecer alimento ao organismo que está em estado de privação, ele irá absorver o máximo de calorias que puder, como forma de defesa, e você estará novamente no ponto de partida.

PERGUNTA: Tem problema tomar água ou líquido durante as refeições?
RESPOSTA: Ingerir um pouco de líquido durante a refeição não é tão problemático assim. Desde que seja pouco, no máximo 200 mL. Mas é preferível que seja após a refeição. A ingestão excessiva pode interferir na mastigação; pode diluir o ácido clorídrico e atrapalhar o processo de digestão; em crianças diminui a ingestão de alimentos pois o líquido vai ocupar lugar no estômago; e quem come “empurrando” a comida com líquido, come mais e portanto tem mais chance de engordar. E preste atenção em qual líquido está ingerindo, refrigerantes, bebidas alcoólicas e muito doces não são recomendadas. Dê preferência a água ou sucos naturais.

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